A partir desta terça-feira (4), o árbitro Paulo César de Oliveira sai na frente nas discussões sobre quem é o melhor do Brasil. É dele a melhor nota na prova teórica aplicada pela CBF ao quadro que apita jogos do Campeonato Brasileiro, e para não haver dúvida, conseguiu nota 10.
Pressionada após o ensaio sensual que fez nua para uma revista masculina, a auxiliar Ana Paula de Oliveira também mostrou suas qualidades na prova e conseguiu nota 9,5.
Dos 20 árbitros que mais apitaram na Série A do Campeonato Brasileiro em 2007, sete deles terão de refazer a prova teórica da CBF, pois tiraram notas inferiores a 7. Outros dois – Luis Antônio Silva Santos e Lourival Dias Lima Filho – vão ficar fora da escala até 14 de setembro, data da nova avaliação.
O amazonense Washington José Alves de Souza foi o único entre os 20 mais escalados (seis vezes neste ano) que terá de freqüentar a "escolinha da CBF", pois tirou nota 4,5.
Os 10 assistentes mais escalados nos jogos da Série A em 2007 não fizeram papel melhor. Cinco deles não alcançaram nota 7. A pior nota do grupo ficou com o carioca Hilton Moutinho, que tirou 5.
Ao todo, 96 juízes e bandeirinhas (23% do total) tiraram notas abaixo de 5,5 na avaliação, realizada em agosto. Destes, 36 não conseguiram sequer tirar nota 5, numa prova com 20 questões de múltipla escolha sobre regras de futebol. Agora, terão de passar por uma "reciclagem", caso queiram voltar a trabalhar para a CBF.