Wellington Paulista será |
O Paraná Clube faz hoje – às 20h, na Arena de Joinvil-le, contra o JEC – seu único teste de campo antes da largada do campeonato paranaense. A equipe, mesmo alterada, tem como base o grupo que terminou o Brasileirão-2004 na 15.ª colocação. A modificação mais profunda ocorre no setor ofensivo, após a saída do quarteto formado por Cristian, Canindé, Marcel e Galvão. O técnico Paulo Campos inicia o ano com um time teoricamente mais "pegador".
Messias é a novidade no meio-de-campo, dividindo com Beto e Axel a proteção à zaga. A manutenção da estrutura defensiva é, no entender da comissão técnica, o trunfo do tricolor neste início de temporada. A rigor, apenas a lateral-direita está modificada, devido à saída de Etto. Dois jogadores vêm sendo observados por Paulo Campos, que decidiu escalar Thoni – ex-Londrina – entre os titulares. Assim, Vágner será utilizado apenas na fase final do treino, quando uma segunda formação estará em campo.
A estratégia já havia sido aplicada pela comissão técnica no ano passado. Nos dois amistosos realizados durante inter temporadas do Brasileirão, Paulo Campos teve o cuidado de movimentar todo o grupo. "Tivemos o mesmo procedimento contra Ituano e Concórdia, vocês lembram", disse o treinador paranista. "Acho mais coerente, pois assim não há um desgaste físico tão grande num início de temporada. O objetivo é que todos cheguem bem para a estréia na competição", comentou.
Mesmo escalando duas equipes, o treinador precisou excluir vários jogadores. O grupo conta com 36 atletas e o processo de "enxugamento" vai avançar nas primeiras rodadas do estadual. A intenção da diretoria é que até o final da próxima semana a comissão técnica dê um parecer em relação aos jogadores que estão em período de testes. "É uma situação normal. Não há problema algum, não. O Paraná está se armando muito bem para o paranaense", assegurou Paulo Campos.
Diante do Joinville, ele ainda não utilizará o goleiro Flávio, o zagueiro Émerson e o lateral-esquerdo Edinho, os últimos a renovarem contrato e que estão encerrando os testes físicos e clínicos. Além da presença de Thoni na ala direita, outra "cara-nova" confirmada para este jogo-treino é o meia André Chu. Como o time está sendo armado com dois atacantes, ele será o único articulador do meio-de-campo. "Estou bem à vontade e o grupo é muito bom. Agora, é intensificar os treinos para que façamos uma boa estréia, na próxima quarta-feira", disse.
O time titular hoje à noite formará com Darci; Thoni, Fernando Lombardi, João Paulo e Vicente; Axel, Beto, Messias e André Chu; Wellington Paulista e Maranhão. Na outra etapa, Campos escala o time B, com Gabriel; Vágner, Éverton César, David e Wesley; Goiano, Wiliam, Hideo e Alberoni; Juan e Sinval. A delegação segue para Joinville às 16h45.
Treinador ainda insiste em reforços
Paulo Campos está pedindo à diretoria mais duas contratações. Acredita que com um lateral-direito e um atacante de área terá um grupo forte para o início do Brasileirão. A solicitação independe do fato de ter no atual elenco três alas e sete atacantes em período de observação. "Temos uma base muito boa. Com os devidos ajustes, teremos um elenco de qualidade para ir em busca de nossos objetivos", comentou.
O treinador não fala em título e garante que a meta inicial é garantir presença na semifinal do paranaense. Paulo Campos vem se notabilizando por ser um profissional com alto poder de convencimento. No ano passado, devolveu ao grupo a auto-estima que fora perdida com a seqüência de fracassos. Neste início de temporada, teve ação decisiva para a renovação do goleiro Flávio, que ontem assinou contrato com o tricolor por mais uma temporada.
"Ele me ligou algumas vezes e fez ponderações que mexeram comigo", disse Flávio. "Quem também falou comigo foi o Pedro Poitevin – vice-financeiro do clube – e após pesar tudo, decidi ficar." Flávio passou a quinta-feira realizando treinos físicos e avaliações, mas garante que estará à disposição da comissão técnica já para o jogo frente ao Roma, dia 19. "Nunca escondi que meu sonho é conquistar um título com esta camisa. Hoje estou identificado com a torcida e por isso estou muito feliz e otimista para essa nova caminhada", afirmou.