Com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo e chegando a ter a vantagem de 2 a 0, o Cruzeiro cedeu a igualdade ao Vitória e ficou no 2 a 2 em um Mineirão lotado, no último domingo, sendo alvo de vaias dos torcedores. Após o duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Bento reconheceu a atuação ruim do time e apontou a desorganização e as falhas do sistema defensivo como principais problemas do time.
“Fizemos dois gols, mas cometemos muitos erros defensivamente, não fomos tão equilibrados como normalmente somos. Permitimos inúmeras transições para o adversário. Vencíamos por 2 a 0, mas tivemos uma incapacidade gritante para controlar o jogo. Tínhamos tudo a nosso favor, o fato de jogar em casa, o ambiente estava criado, mas não soubemos aproveitar. Em termos de organização, nem de perto e nem de longe fizemos um bom jogo”, afirmou.
Paulo Bento também admitiu que o Vitória foi superior ao Cruzeiro em praticamente todo o duelo, inclusive quando ficou com um jogador a menos, no início do segundo tempo, após Ramon ser expulso.
“Quero felicitar o adversário. Creio que eles foram melhores do que nós durante praticamente os 90 minutos. Melhores com 11 e souberam se adaptar quando estiveram com 10 para procurar o melhor resultado. Acabaram por conseguir a igualdade. Devemos felicitar o Vitória por aquilo que fez e pelas oportunidades que criou mesmo quando estávamos ganhando por 2 a 0”, analisou.
Apesar das críticas ao sistema defensivo do Cruzeiro, Paulo Bento evitou apontar o setor como único responsável pela atuação ruim do time. Ele próprio classificou o desempenho do setor ofensivo da equipe como “sofrível”, mesmo com os dois gols marcados.
“Uma equipe não depende exclusivamente de um setor. Muito do que se faz em termos ofensivos, depende e muito daquilo que o setor defensivo e o meio de campo fazem, da mesma forma que o que acontece no setor defensivo tem influência daquilo que o ataque e o meio-campo fazem. É uma questão global. Hoje, para mim, fizemos um jogo sofrível em termos ofensivos”, completou.
Com o empate, o Cruzeiro chegou aos 15 pontos e ocupa a 14ª posição no Campeonato Brasileiro. O time mineiro volta a jogar na próxima segunda-feira, às 20 horas, quando vai receber o Atlético Paranaense, no Mineirão, pela 14ª rodada.