O experiente meio-campo Paulo Baier, chamado de “maestro” do Atlético desde 2010, quando chegou no clube, teve seu contrato renovado com o Furacão por mais uma temporada. Aos 38 anos, o jogador projeta encerrar a carreira no final do ano que vem. Antes, porém, quer ampliar ainda mais seu recorde nacional. Baier é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, somando séries A e B. Com os 8 gols marcados na Segundona deste ano, chegou à marca dos 99 gols de 2003 a 2012, totalizando a média de quase dez gols por edição.

continua após a publicidade

Nem mesmo Fred, do Fluminense, principal atacante do futebol brasileiro na atualidade, e artilheiro da Série A deste ano, com 20 gols, conseguiu ultrapassar o goleador do Furacão. O atacante do time carioca chegou à marca dos 83 gols na Primeira Divisão deste ano e só conseguirá passar Paulo Baier se, em 2013, pelo menos repetir o desempenho desta temporada. Porém, Fred terá que torcer para que Paulo Baier deixe de lado o espírito goleador de outras temporadas. O raciocínio é o seguinte: para cada gol o “maestro” fizer, o jogador do Flu terá de marcar dois.

Além de ser o artilheiro absoluto do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, Paulo Baier atingiu a marca de 158 jogos com a camisa do Atlético e deverá alcançar as 200 partidas em 2013. Nestes jogos, o armador atleticano marcou 51 gols e chegou a marca de 43 assistências.

continua após a publicidade

O acerto para a permanência de Paulo Baier no Atlético por mais uma temporada aconteceu na segunda reunião envolvendo seu empresário, Neco Cirne, e o presidente atleticano, Mário Celso Petraglia. Depois do primeiro encontro, realizado na semana passada, Cirne admitiu que o jogador aceitaria redução salarial de até 30%. “Todo mundo sabe que meu objetivo era continuar no clube. Por isso estou muito feliz e acho que o torcedor também vai ficar feliz. Agora é dar continuidade ao trabalho. Estou motivado e me vejo em boas condições de ajudar a equipe no ano que vem”, confirmou Paulo Baier, através do site oficial do clube.

A redução salarial seria uma condição do Atlético para a permanência do jogador por mais um ano. Porém, Paulo Baier pode usar o status que tem de ídolo diante da torcida atleticana para faturar fora das quatro linhas. Ficou acordado na reunião que o “maestro” será peça importante de marketing do clube para atrair mais associados a partir da temporada de 2013.

continua após a publicidade