Uma cobrança de falta de Paulo Baier pavimentou a vitória por 1 x 0 do Atlético sobre o Internacional, ontem à noite, na Arena da Baixada. O resultado colocou o Furacão na 6.ª posição e encerrou o jejum de gols do “maestro”, que desde 2 de junho, contra o Botafogo, não balançava as redes.

continua após a publicidade

O placar garantiu ainda, ao Rubro-negro, a primeira sequência de três vitorias consecutivas neste Brasileirão. A vitória só não deixou o clube mais próximo da zona de classificação à Copa Libertadores, em razão da mudança anunciada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que reduziu de quatro para três as vagas disputadas na Série A. Agora, 5 pontos separam o Atlético do G3.

Diante do campeão da Libertadores, o Atlético começou tenso. Isso se refletiu no excesso de passes errados e na dificuldade de ter a posse de bola. Tudo caminhava para um 1.º tempo em que o Furacão deixaria a desejar.

Porém, quando tudo parecia perdido, um gol de Paulo Baier mudou a história do jogo. Maikon Leite foi derrubado próximo à meia-lua, o capitão cobrou e colocou a bola no canto direito do goleiro Abbondanzieri, aos 43 minutos da etapa inicial.

continua após a publicidade

Com um meio-campo atento, o Inter aproveitou os erros de passes dos atleticanos para criar mais oportunidades. Teve a melhor chance aos 38 minutos, com Tinga mandando a bola na trave.

Paulo César Carpegiani precisou fazer mudanças táticas com o jogo em andamento. Aos 29 minutos, o treinador inverteu a posição de Branquinho, puxando o meio-campista da esquerda para a direita. A mexida não trouxe resultados, pois Bruno Mineiro, atuando longe da área, não conseguiu se encontrar em campo. Mesmo assim,

continua após a publicidade

Carpegiani optou por manter o mesmo time no 2.º tempo. Com 1 minuto de bola rolando quase sofreu o empate. Neto espalmou a falta cobrada por D’Alessandro. Após esse lance, o Furacão acordou. Maikon Leite quase ampliou aos 13 minutos da etapa final, mas ao tentar driblar o goleiro perdeu sua melhor chance no jogo.

Os dois times passaram a criar mais, porém com mais eficácia do Inter e uma atuação de destaque de Neto, que fez boas defesas. O panorama do jogo seguiu assim até o final, apesar de aos 44 Ivan González e Daniel Henrique terem sido expulsos.

Mas nem assim o Inter não conseguiu reagir. Mesmo numa noite pouco inspirada, o Furacão fez valer a eficácia do cobrador de faltas da equipe e garantiu mais uma vitória.