Para que o jogo de amanhã seja realmente festivo para o torcedor rubro-negro, em razão dos 95 anos da Baixada, o Atlético terá que fazer o dever de casa e vencer o Flamengo.
No entanto, a tarefa não será nada fácil, principalmente se o articulador da equipe não puder ser escalado. Paulo Baier continua realizando tratamento intensivo no departamento médico e é a única dúvida de Antônio Lopes para definir o Furacão.
O jogador, inclusive, deve ser poupado dos trabalhos de posicionamento que o Delegado comandará hoje no CT do Caju. Tudo para que se recupere bem e entre em campo no domingo. O goleiro Galatto e o ala Nei, que reclamaram de dores após o jogo da Sul-Americana, participaram normalmente das atividades e estão confirmados.
De acordo com o médico Diego Maziel, Paulo Baier está sendo poupado das atividades, mas a tendência é que, com o tratamento, ele evolua bem e jogue no domingo.
“O mais importante é que o exame veio normal, o que deixou o DM mais tranquilo. Amanhã (hoje) vamos reavaliá-lo. Ele teve uma contusão no joelho direito e um desconforto muscular na coxa esquerda. A preocupação maior era até com a coxa. Mas a ressonância veio normal e o raio x do joelho também. Porém como ele ainda está sentindo dores, está sendo poupado”, explicou o médico.
A importância de Baier no atual esquema é tanta que Antônio Lopes sequer cogita perder o atleta para esse importante confronto. Em entrevistas anteriores, o treinador já havia comentado que no atual elenco não há outro atleta com as mesmas características. E o Delegado conta com Baier contra o Flamengo.
“Acho que vai dar para o Paulo jogar. A lesão muscular dele não é grave, é mais o cansaço muscular. A pancada que recebeu no joelho também não atingiu menisco ou ligamento. É mais o trauma. Então o DM praticamente me garantiu que ele joga”, disse Lopes.
Baier é realmente o maestro do Furacão na atualidade, tanto que a sua ausência foi muito sentida no jogo contra o Náutico, em Pernambuco, onde o time paranaense foi derrotado por 3 a 0.
Carregando o número 10 nas costas, o jogador de 34 anos é o responsável por dar equilíbrio ao meio-campo, distribuindo jogadas ou cadenciando. Além disso, a vocação de artilheiro também tem sido fundamental na recuperação do Atlético no Brasileirão.
Com cinco gols em 14 partidas, Baier é o vice-artilheiro do time. Dos seus pés nasceram as vitórias contra Corinthians, Fluminense, Barueri e São Paulo. Coincidentemente todos mando de campo do Furacão. Atlético e Flamengo se enfrentam amanhã, às 16h, na Arena. Palco onde o time paranaense ainda não perdeu para o Urubu.