Rio (AE) – Em apenas 45 minutos o Paulista assegurou sua vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil ao empatar com o Botafogo por 2 a 2, nesta quarta-feira à noite, no Estádio do Maracanã. O vencedor do confronto entre Internacional e Friburguense, nesta quinta à noite, no Estádio Beira-Rio (em Porto Alegre), será o adversário do time de Jundiaí na próxima fase. O Paulista ficou com a vaga beneficiado pelo empate, por 1 a 1, na partida de ida – uma vitória ou nova igualdade no marcador por uma diferença acima de um gol garantia sua classificação.

continua após a publicidade

Os quatro gols do confronto, todos no primeiro tempo, traduzem uma partida em que tanto Paulista quanto Botafogo se beneficiaram das falhas adversárias. Logo aos três minutos, o goleiro alvinegro Jéfferson, fora da área, perdeu a bola para o atacante Léo e foi obrigado a fazer falta. Um minuto depois, Léo da intermediária, cobrou a infração e, após nova falha de Jéfferson, fez 1 a 0 para a equipe de Jundiaí.

Mas o empate do Botafogo ocorreu aos 12 minutos, com o volante Juca, que aproveitou o erro de posicionamento do goleiro Rafael e chutou a bola por cobertura. A igualdade no placar aumentou o dinamismo da partida. E, em uma falha de Jéfferson, o meia Cristian arriscou um chute de fora da área e colocou novamente o time de Jundiaí em vantagem, aos 32 minutos.

Como o placar não o beneficiava, restou ao Botafogo pressionar o Paulista. E depois de roubar uma bola de Cristian, o atacante Guilherme tocou para Alex Alves, que acertou um belo chute na saída de Rafael, aos 38 minutos, e fez o segundo gol alvinegro.

continua após a publicidade

No segundo tempo, apesar de não se deixar dominar pelo Botafogo, ficou clara a opção do Paulista por atuar defensivamente, aproveitando os contra-ataques para ameaçar o adversário. Já o time carioca produziu algumas jogadas ofensivas mas sem objetividade nas conclusões e não obteve sucesso. A única oportunidade de gol da equipe alvinegra foi aos 39 minutos em um lance onde a bola foi chutada na trave por duas vezes, primeiro com o lateral-direito Daniel e, no rebote, com Guilherme.

FICHA TÉCNICA

continua após a publicidade

BOTAFOGO 2 X 2 PAULISTA

GOL – Léo aos 4, Juca aos 12, Cristian aos 32 e Alex Alves aos 38 minutos do primeiro tempo.

BOTAFOGO – Jéfferson; Rogério Souza (Daniel), Émerson, Rafael Marques e César Prates; Túlio, Juca, Elvis (Almir) e Ramon (Ricardinho); Alex Alves e Guilherme. Técnico – Paulo César Gusmão.

PAULISTA – Rafael; Lucas, Thiago Matias, Anderson e Julinho (Fábio Vidal); Amaral, Cristian, Fábio Gomes e Ricardinho (André Leonel); Márcio Mossoró e Léo (Abraão). Técnico – Vágner Mancini.

JUIZ – Clever Assunção Gonçalves (MG).

CARTÃO AMARELO – Jéfferson, Thiago Matias, Alex Alves, Fábio Gomes, Amaral e Túlio.

PÚBLICO – 4.485 pagantes.

Renda – R$ 44.850,00.

Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).