Mesmo contundido na clavícula e sem surfar há um mês, o atual campeão mundial pro júnior Pablo Paulino deu um show ontem, no início do Billabong Pro Teen, na Praia de Camburi, em São Sebastião. A competição, que termina amanhã, vale como seletiva sul-americana para classificar cinco surfistas para o Billabong World Junior Champs, uma espécie de WCT para a categoria sub-20 em janeiro na Austrália.

continua após a publicidade

Driblando a dor, Pablo fez a sua marca registrada na abertura da segunda fase do evento, um aéreo alto e rodando. "Atrapalhou, mas deu para fazer o resultado. Fiz uma massagem antes da bateria e vou continuar alongando e exercitando o braço, que ainda está fraco", comentou o surfista de 18 anos, que nasceu em Santos, aprendeu a surfar em Fortaleza, no Ceará, e hoje mora no CT da Billabong, na Praia de Camburi.

Usando uma tala no ombro para evitar um movimento brusco, Pablo decidiu competir de última hora. "Estava sem surfar há um mês e preciso pegar ritmo. O campeonato sendo aqui, não tinha como ficar de fora", disse Pablo, que além do título mundial, foi campeão sul-americano ano passado, garantindo a conquista em Camburi.

Melhor nota

continua após a publicidade

Ontem, a melhor nota do dia foi do baiano de Salvador, Heloy Júnior. Ele garantiu 8,5 com uma série de rasgadas snap numa direita. Aos 20 anos, essa é a primeira vez que ele compete no Billabong Pro Teen. Nas sete edições anteriores, a falta de patrocínio o impediu de viajar.

Iniciado com lotação máxima, reunindo 96 atletas de 10 estados, o Billabong Pro Teen segue hoje, a partir das 8h, com as baterias restantes do round 2.

continua após a publicidade

Na seqüência, serão realizadas as oitavas-de-final, quando serão definidos os 16 melhores surfistas do evento. Também hoje tem início o Billabong Junior Girls, a estréia da categoria feminina na seletiva para o Mundial. A disputa vai reunir 26 candidatas a duas vagas para o evento na Austrália. Já no domingo, as baterias recomeçam às 9h, com as finais marcadas para o meio-dia.

Os vencedores do Billabong Pro Teen e do Billabong Júnior Girls dividirão uma premiação de US$ 7 mil.