A Adidas anunciou nesta quinta-feira que não vai mais usar o atacante Luis Suárez em publicidades e campanhas de marketing até o final da Copa do Mundo no Brasil. O jogador uruguaio foi punido pela Fifa com quatro meses de suspensão, além de nove jogos oficiais pela seleção, de qualquer atividade no futebol por sua mordida no zagueiro italiano Chiellini, no duelo entre os países na última terça, durante a terceira rodada do Mundial.
Mas o impacto para o jogador pode ser também financeiro. Além de pagar uma multa de R$ 248 mil, ele deve perder contratos publicitários. A Adidas, patrocinadora também da Fifa e da Copa do Mundo, disse apoiar a punição.
“A Adidas apoia totalmente a decisão da Fifa”, declarou a multinacional em um comunicado. “Não aprovamos o comportamento recente de Luis Suárez e nós o lembraremos uma vez mais do alto padrão que esperamos de nossos jogadores”, indicou a companhia. “Não temos qualquer plano de usar Suárez para qualquer atividade extra de marketing durante a Copa de 2014”, confirmou a empresa.
A empresa 888poker, uma das companhias que o patrocina, também deixou claro que “não vai tolerar esse comportamento” e que vai “rever sua relação” com o jogador do Liverpool.
Suárez ainda fica impedido de permanecer na concentração do Uruguai durante o restante da Copa e não poderá nem mesmo entrar nos estádios e campos de treinamento do Mundial.