O italiano Riccardo Patrese disse estar impressionado com a velocidade da Fórmula 1 atual, depois de testar o modelo RA107 da Honda, nesta quarta-feira (10), no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.
Afastado da categoria desde 1993, o ex-piloto, de 54 anos, aprovou a experiência e recebeu elogios da equipe. Em sua melhor volta com o carro – usado pela escuderia em 2007 – ele cravou 1min30s210, cerca de 10 segundo acima de um tempo considerado competitivo no circuito.
“Foi um sonho que realizei e é inacreditável redescobrir a velocidade de um modelo atual da Fórmula 1. A velocidade me surpreendeu nas primeiras duas voltas, mas no fim eu já estava acostumado, embora eu saiba que meu pescoço vai doer um pouco”, disse o vice-campeão de 1992, referindo-se à ação da força G sobre a cabeça dos pilotos.
O chefe de equipe da Honda, Nick Fry, fez uma série de elogios ao veterano. “Riccardo adaptou-se muito bem ao carro e ele tinha muito a aprender porque a Fórmula 1 evoluiu muito desde 1993. Frear com o pé esquerdo, os pneus raiados e a embreagem no volante eram novidades para ele.
Para o dirigente, o desempenho do italiano deve ser levado em consideração. “O tempo de volta dele foi muito respeitável. Vale lembrar que, além de todas essas novidades, ele usava pneus de demonstração e um carro de 2007.