Rio – O técnico Carlos Alberto Parreira assinou, ontem, um termo de compromisso (pré-contrato) com a Federação de Futebol da África do Sul, país-sede da Copa do Mundo de 2010, e já convidou seu auxiliar Jairo Leal para integrar, a partir de janeiro, a comissão técnica da seleção sul-africana. Ele esteve reunido por várias horas com o diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa da África do Sul, Danny Jordan, no Hotel Copacabana Palace, no Rio.
O ex-treinador da seleção brasileira não quis revelar publicamente o que já decidiu: vai mesmo dirigir a África do Sul num projeto que chamou de ?grandioso?, com duração de quatro anos (2007 a 2010). Ele já marcou um novo encontro com os dirigentes da federação – será possivelmente em agosto ou setembro, em Johannesburgo, capital do país.
?Quero fazer uma viagem, olhar as condições lá, ver como as coisas estão acontecendo?, disse Parreira. Ele ficou satisfeito ao saber de novos detalhes da proposta sul-africana. ?Dão férias de 50 dias, o que me permite passar as festas de fim de ano no Brasil, com minha família?, contou.
?A sede da federação é em Johannesburgo. E é evidente que vou ter que morar lá. Nos próximos quatro anos, a África do Sul vai ser o epicentro do futebol mundial. Todos estarão focados no que vai ocorrer lá?, afirmou Parreira.
O primeiro contato com os representantes sul-africanos já tinha sido feito durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2006, em dezembro do ano passado. Depois, houve novo encontro e a promessa de Jordan de vir ao Brasil para conversar com Parreira após o fim do mundial da Alemanha. ?O Jairo Leal já está convidado e deve acertar a parte financeira.? O técnico vai agora se informar sobre preparação, jogos e programação da África do Sul para 2007.