O técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira reassumiu nesta quinta-feira o comando da seleção sul-africana. Seu primeiro compromisso, logo depois de desembarcar em Johannesburgo, foi anunciar a convocação dos jogadores para dois amistosos em novembro. E ele já surpreendeu, ao incluir na lista o atacante Benni McCarthy, que vinha sendo ignorado pelo seu antecessor, o também brasileiro Joel Santana.

continua após a publicidade

Parreira já esteve no comando da seleção sul-africana entre janeiro de 2007 e abril de 2008, mas deixou o cargo para resolver problemas particulares no Brasil. Ao sair, ele indicou a contratação de Joel Santana, que colecionou resultados ruins e críticas, sendo demitido no mês passado. Assim, Parreira voltou a ser chamado e aceitou o desafio de ser o técnico da África do Sul até a Copa de 2010.

Na chegada a Johannesburgo, nesta quinta-feira, Parreira teve uma recepção bem diferente da que teve em 2007, quando vários torcedores foram ao aeroporto recebê-lo. Dessa vez, apenas dirigentes e jornalistas estavam esperando o treinador, que não perdeu tempo e já começou a trabalhar – mesmo porque, a seleção sul-africana tem apenas sete meses para se preparar para jogar a Copa do Mundo em casa.

Assim, Parreira convocou nesta quinta-feira a seleção para os amistosos contra o Japão, em 14 de novembro, e a Jamaica, três dias depois. A novidade foi a volta de Benni McCarthy, o jogador mais famoso do futebol sul-africano na atualidade – defende o Blackburn. Ele não vinha sendo chamado por Joel Santana, principalmente por causa de problemas de disciplina, mas retorna com o novo treinador.

continua após a publicidade