Barcelona – Aos poucos, Carlos Alberto Parreira, tido por muitos como excessivamente conservador, começa a encontrar novas opões para renovar a seleção brasileira. Ele ainda escora seu trabalho no time que conquistou o pentacampeonato mundial em 2002, mas já faz uma ou outra alteração e, mais significativo, “descobre jogadores que, na sua avaliação, podem perfeitamente substituir alguns dos atuais titulares da equipe.
No giro pela Europa – 0 a 0 com a França e vitória por 5 a 2 sobre a Catalunha -, encerrado na terça-feira, Parreira ficou especialmente satisfeito com o desempenho de três jogadores: Luisão, Júlio Baptista e Edu.
O zagueiro do Benfica teve uma atuação segura e eficiente contra a seleção francesa, no amistoso realizado quinta-feira passada no Stade de France (contra os catalães cometeu alguns erros de posicionamento), e tem boas chances de conquistar um lugar na equipe titular já a partir dos próximos jogos, apesar de ser um atleta jovem (23 anos) e ter poucas partidas com a camisa da seleção.
O volante Edu precisou de apenas duas partidas incompletas, contra a Hungria (vitória por 4 a 1) e França, para cair nas graças do treinador. Parreira entende que encontrou alguém capaz de fazer a função de Zé Roberto, quando o jogador do Bayern de Munique não puder jogar pela seleção.
“
O Edu, em apenas dois jogos, conquistou seu espaço. Ele está sempre livre, toca bem a bola, sabe fazer aquele trabalho de marcar e sair para o jogo pelo lado esquerdo, procura alternativas para os companheiros e chuta muito bem, elogiou Parreira.Na terça-feira, contra a Catalunha, Edu voltou a entrar com a partida em andamento e mostrou um bom futebol. Participou, inclusive, da jogada de três gols. Por enquanto, porém, o brasileiro do Arsenal é apenas um reserva cheio de moral com o treinador.
Júlio Baptista também está crescendo não só pelos gols que fez contra a Catalunha, um deles numa bonita bicicleta, mas por estar se mostrando um jogador que se adapta com rapidez a várias funções em campo. Foi o caso do jogo de terça-feira, quando o volante substituiu o meia Alex, que saiu contundido.
Parreira vê o jogador do Sevilla, que tem atuado bastante avançado no clube espanhol e feito muitos gols – foi vice-artilheiro do campeonato nacional -, como um bom reserva para Juninho Pernambucano.
“Para mim, ele é um segundo volante. No máximo, posso aproveitá-lo como meia numa emergência, explicou o treinador.Reapresentação
Os jogadores convocados para as partidas do Brasil contra Argentina e Chile, pelas eliminatórias da Copa, se reapresentam amanhã, às 11 horas, no Rio, de onde seguem para a Granja Comary. O primeiro treino em Teresópolis será às 16h30. O meia Alex sofreu um entorse leve no tornozelo esquerdo no amistoso contra a Catalunha e não preocupa, segundo o médico José Luís Runco.
O jogo contra os argentinos será quarta-feira em Belo Horizonte, para onde a seleção viajará na segunda.