Arequipa, Peru – As seleções do Brasil e do Paraguai decidem às 21h45 (horário de Brasília), em Arequipa, no Peru, quem será o primeiro colocado do Grupo C da Copa América.
A seleção brasileira, com seis pontos, só precisa de um empate para garantir o confronto contra o melhor terceiro colocado da competição, domingo, em Tacna, às 17h. Já os paraguaios, com 4 pontos, precisam da vitória, caso contrário jogarão contra a seleção primeira colocada no Grupo B, às 22h, em Piura.
O técnico do Brasil, Carlos Alberto Parreira, deverá fazer algumas experiências na equipe, já que pretende analisar a atuação de alguns jogadores desde o início da partida. Se forem confirmadas, as mudanças serão: Diego entra na vaga de Alex; Júlio Batista jogará no lugar de Renato; Cris substituirá Luizão; Maicon será o lateral-direito na vaga de Mancini; e, no ataque, Vagner Love e Ricardo Oliveira disputam o lugar de Luís Fabiano.
Mesmo com tantas alterações, Parreira assume o favoritismo brasileiro e diz que o pentacampeonato mundial coloca sempre, em quaisquer condições, o Brasil como sério candidato a conquistar qualquer competição. “Não é à toa que estamos na liderança do ranking da Fifa há mais de dois anos. Em qualquer lugar do mundo, o futebol brasileiro é muito respeitado, e temos sempre a obrigação de vencer, mesmo que não estejamos com todos os nossos jogadores considerados titulares”, comentou o treinador da seleção brasileira.
Sobre o adversário do Brasil nas quartas-de-final, Parreira afirmou que não tem preferências. Além disso, comentou que as seleções classificadas nos dois outros grupos estão num mesmo patamar e qualquer uma delas será um adversário difícil de ser batido.
“México, Colômbia, Peru e mesmo o Paraguai estão com boas equipes e têm jogado muito forte na marcação. Além deles, sempre temos que citar a Argentina, que é uma seleção experiente, tradicional e repleta de grandes jogadores. Por isso, não podemos e não devemos escolher o adversário das quartas-de-final”, disse.
O técnico da seleção paraguaia, Carlos Jara, só definirá sua equipe titular para enfrentar o Brasil horas antes do jogo. Isso porque há alguns jogadores sofrendo com cansaço muscular, e outros que não têm rendido tão bem quanto ele esperava na Copa América. “Gamarra, Edgar Barreto e Figueiredo estão muito cansados por causa do esforço que têm feito nesta Copa América, e não sei se terão condições de jogo. Além deles, estou em dúvida se coloco o Julio dos Santos e o David Villalba desde o início. Tenho que aguardar um pouco mais para me decidir”, explicou o treinador paraguaio.