Rio – O técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, convoca hoje o time para o amistoso contra a Jamaica, dia 12, na Inglaterra, com o objetivo de melhorar o entrosamento entre os jogadores para a seqüência da disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. A lista a ser divulgada à tarde na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deverá trazer surpresas, mas nomes como os do atacante Denílson, do Bétis, e Adriano, do Parma podem voltar a ser lembrados.

A tendência é a de que Parreira mantenha a lista de convocação de “estrangeiros” formulada para as duas primeiras partidas pela Eliminatórias de 2006. Com isso, o treinador já terá 17 jogadores, e completará a delegação chamando somente um goleiro que atua por um clube brasileiro, pela falta de atletas para a posição no exterior. Marcos, do Palmeiras, é o favorito.

Mas, a oportunidade para Denílson e Adriano surgiu porque o treinador pode chamar 20 jogadores, já que com menos dois na lista teria somente como opções de ataque: Ronaldo, do Real Madrid, Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e Rivaldo, sem clube.

O amistoso foi marcado para a Inglaterra por causa do acordo celebrado entre a Fifa e os clubes europeus, onde ficou determinado que os atletas somente serão liberados para atuarem em partidas não-oficiais, quando elas ocorrerem no continente.

“É fundamental aproveitarmos todas as oportunidades para melhorar a qualidade do time”, afirmou Parreira.

Os atletas que atuam por equipes do Brasil não serão relacionados porque está prevista a realização de uma rodada do campeonato nacional, no dia 12, mesmo sendo feriado. E, como um fator a mais para impedir a liberação dos atletas, é a data onde foram programados a realização dos clássicos estaduais como São Paulo x Corinthians, São Caetano x Santos, além de Atlético-MG x Cruzeiro.

Sub-18 conquista a copa Sendai

A seleção sub-18 sagrou-se campeã da Copa Sendai, no Japão, na madrugada de ontem, ao empatar em 2×2 com a Itália na última rodada do quadrangular. O Brasil chegou ao empate com um jogador a menos, Dione, que foi expulso aos 38 minutos do primeiro tempo.

Os gols brasileiros só aconteceram a partir dos 22 minutos da etapa final, quando a Itália vencia por 2×0. Diego Tardelli começou a reação, marcando seu terceiro gol na competição, e Gerson igualou o placar aos 29 minutos.

A classificação final após três rodadas ficou assim: 1.º-Brasil, 2º-Itália, 3.º-Japão, 4.º-Tohoku. Além do título, a seleção brasileira também teve o artilheiro da Copa Sendai: Diego Tardelli, filho do jogador Tadeu, que atuou no Paraná e Londrina na década de 90. Em compensação, o time brasleiro não tem nenhum paranaense, depois que o atleticano Fernandinho foi cortado a pedido do técnico Mário Sérgio.

O supervisor da seleção sub-18, Rodrigo Henriques, enalteceu a conquista do título: “O grupo é muito bom, a união é a nossa marca registrada. Tivemos aqui no Japão atletas de primeira linha, que em breve estarão brilhando em clubes do Brasil e do mundo.”

continua após a publicidade

continua após a publicidade