Rio – A Copa América vai ter pelo menos uma grande utilidade para a seleção brasileira. Sem contar com os principais jogadores, ausentes da lista que será anunciada hoje no Rio, o técnico Carlos Alberto Parreira aproveitará o longo período de treinamentos e jogos a fim de decidir qual a melhor formação do meio-de-campo para a seqüência da disputa das Eliminatórias do Mundial de 2006. Edmílson, como volante, e Juninho Pernambucano, como segundo homem do setor, estão à frente de Gilberto Silva e Kléberson. Júlio Baptista corre por fora e também tem a possibilidade de lutar por uma vaga no meio.
As opções de Parreira são mais extensas. Zé Roberto, até então com vaga garantida entre os titulares, pode se ver ameaçado por Edu, em excelente fase. Todos esses jogadores devem estar na relação que Parreira divulgará na sede da CBF.
Os atacantes Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho e os laterais Cafu e Roberto Carlos vão ficar fora da lista. O goleiro Dida e o meia Kaká também devem ser poupados – até a tarde de ontem, a comissão técnica ainda estava em dúvida quanto ao aproveitamento ou não desses dois atletas.
A seleção se apresenta dia 23 em Teresópolis, onde treina até o dia 1.º de julho. Depois, viaja para Arequipa, no Peru, país-sede da Copa América, competição que será disputada de 6 a 25 de julho.