Weggis – O quarteto mágico é tão falado quanto o peso de Ronaldo em Weggis. Será que vai dar certo? Será que o time não vai ficar muito vulnerável? Carlos Alberto Parreira já confirmou a escalação dos quatro astros do ataque – Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano -para a estréia da Copa do Mundo, dia 13, contra a Croácia, em Berlim, mas ontem, deixou claro que só manterá o esquema se os atacantes ajudarem na marcação. Caso contrário, não será nenhuma surpresa se ocorrerem mudanças já para o confronto com a Austrália, o segundo pelo grupo F.
?Não dá para ganhar a Copa com quatro jogadores parados na frente?, disse. ?Não podemos cair no (esquema) 4-2-4.? Parreira quis dizer que pelo menos dois vão precisar ajudar constantemente na marcação. E isso nem sempre tem ocorrido. Ontem, por exemplo, a seleção enfrentou o time sub-20 do Fluminense e venceu com tranqüilidade.
Os titulares fizeram 5 a 1 em 45 minutos e os reservas mais oito gols no segundo tempo.
Defesa exposta
Mas a equipe levou alguns contra-ataques perigosos. E era contra os juniores, não contra um adversário forte, experiente.
Além do gol, marcado nas costas de Roberto Carlos, o rival chegou com perigo algumas vezes. A defesa ficou exposta. Ronaldo e Ronaldinho em nada ajudaram na marcação. Adriano e Kaká tentaram, mas por terem características exclusivamente ofensivas, têm mostrado dificuldades, apesar do esforço.
Se o esquema ofensivo mostrar excessiva vulnerabilidade, o treinador poderá tirar um jogador da frente – hoje Adriano seria o mais cotado – para colocar um volante, Edmilson ou Juninho Pernambucano.
Ingressos geram crise entre Fifa e comitê organizador
Weggis – A menos de duas semanas para o início da Copa, a venda dos ingressos para as partidas do Mundial gera uma crise entre a Fifa e o comitê organizador. Segundo fontes, a partir de 2010, a Fifa decidiu que será a responsável exclusiva pela vendas dos ingressos diante da confusão criada nesta Copa. Joseph Blatter, presidente da Fifa, ainda atacoua comercializaçãoexcessiva do Mundial.
Para este ano, as 3 milhõesde entradas para os jogos foram vendidas pelo comitê organizador alemão.
O esquema de venda dos ingressos, porém, está deixando a Fifa preocupada. Para evitar contrabando e falsificação, cada ingresso pode apenas ser usado pelo comprador da entrada. Mas muitos dos 3 milhões de ingressos ameaçam não ser utilizados diante da impossibilidade de alguns torcedores de se deslocarem até a Alemanha.
No caso de doença ou mesmo morte de um dos compradores do bilhete, o ingresso simplesmente não poderá ser dado a outra pessoa, nem aos familiares do comprador da entrada.
Apesar de a renda dos jogos estar garantida, o que preocupa a Fifa é o fato de que estádios podem estar parcialmente vazios, enquanto milhões de torcedores no mundo ficarem sem ingressos. Outro problema é a divisão das entradas entre os torcedores e patrocinadores: 15 empresas multinacionais pagaram 700 milhões de euros para serem patrocinadores oficiais do mundial, o que também lhes dá acesso a quase 500 mil ingressos.
Parte física é prioridade
São Paulo – Parreira deixou bem claro ontem que o trabalho de preparação dos jogadores da seleção brasileira para a Copa do Mundo neste momento, a 15 dias da estréia no torneio contra a Croácia, é voltado à recuperação física, técnica e psicológica, já que como a maioria joga fora do Brasil, estão todos em final de temporada.
?Alguns jogadores estavam atuando até na semana passada, então estes treinos de agora servem para recuperar estes atletas. Nossa prioridade agora é preparar bem e recuperar fisicamente todos eles?, afirma. É por isso que o time enfrentou equipe sub-20 do Fluminense ontem e vai pegar os fracos Lucerna e Nova Zelândia. ?Acredito que este tipo de treino é melhor do que um coletivo entre reservas e titulares, apesar de nestes coletivos você sempre pode parar a todo o momento e mudar sempre que preciso?, explica Parreira.
A insistência nas perguntas sobre a qualidade dos adversários irritou o técnico.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)