Parreira aproveita Copa das Confederações

A comissão técnica da seleção e os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dizem que só vão se pronunciar sobre o planejamento para a Copa do Mundo de 2006 e o local de concentração na Alemanha, entre outras questões relacionadas ao evento, depois que a equipe garantir classificação nas Eliminatórias. Mas a programação visando à competição já foi feita e um dos tópicos considerados importantes por Carlos Alberto Parreira é o que abrange a Copa das Confederações.

Embora o torneio não tenha prestígio nem importância, o treinador pretende utilizá-lo como preparação para o Mundial e, por isso, deverá convocar os jogadores titulares.

Alguns aspectos levaram Parreira a tomar essa decisão. A Copa das Confederações será realizada em julho próximo, exatamente um ano antes do início da disputa do Mundial. Terá duração de quase duas semanas, permitindo que os atletas treinem juntos e se entrosem ainda mais – algo raro na temporada. E ocorrerá justamente na Alemanha, sede da Copa do Mundo.

"A competição será realizada um ano antes da Copa e usará os estádios do Mundial", afirmou Parreira, justificando seu ponto de vista. Em meados de 2003, na última edição do torneio, na França, o Brasil foi mal e acabou eliminado pela Turquia. Na ocasião, o time entrou em campo com alguns reservas.

A única preocupação de Parreira é com a escassez de jogos e o pouco tempo para treinamento. Afinal, faltando um ano e meio para o Mundial, a seleção já tem boa parte da equipe pronta. Três são os titulares absolutos na defesa: Dida, Cafu e Roberto Carlos. Roque Júnior e Juan também estão bem cotados com a comissão técnica. No meio-campo, Kaká tem lugar garantido e Emerson assegurou vaga após a boa atuação na vitória por 7 a 1 contra Hong Kong, em Hong Kong. Na frente, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho são praticamente intocáveis.

Ronaldinho Gaúcho, no entanto, pode atuar mais recuado, abrindo uma vaga na frente. Ou seja, só haverá alguma mudança radical caso algo extraordinário ocorra nesta temporada.

O técnico brasileiro deixou Hong Kong no início da tarde desta quinta-feira, acompanhado de sua comissão e de três jogadores, Júlio César, Anderson e Robinho. Chegará sexta ao Brasil, onde conhecerá sua primeira neta, Letícia.

De acordo com Parreira, quatro pontos nos próximos dois confrontos pelas Eliminatórias Sul-Americanas serão satisfatórios para a situação da equipe. No dia 27 de março, o adversário será o Peru, em Goiânia. No dia 30, a partida vai ser contra o Uruguai, em Montevidéu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo