O conselho da cidade de Budapeste aprovou, nesta terça-feira, com votação esmagadora que a capital da Hungria se candidate a sediar os Jogos Olímpicos de 2024. Após o êxito nessa votação, o projeto agora precisa receber a aprovação do governo e do parlamento húngaro.
O prefeito de Budapeste, Istvan Tarlós, afirmou nesta terça-feira que “Budapeste só pode ser uma vencedora” porque sediar uma edição da Olimpíada só iria acelerar o desenvolvimento da cidade.
Os parlamentares da cidade deram 25 votos a favor da proposta e apenas um contra, com uma abstenção. Anteriormente, em 10 de junho, o Comitê Olímpico Húngaro também aprovou a proposta de candidatura da cidade.
Tarlós disse que estava cético sobre uma possível candidatura, mas se convenceu após o Comitê Olímpico Internacional aprovar o programa de reformas denominado “Agenda Olímpica 2020”, que apoia o uso de instalações existentes e defende gastos menores com a organização da Olimpíada.
Enquanto Budapeste está próxima de oficializar sua candidatura, quatro cidades – Boston, Paris, Roma e Hamburgo – já oficializaram seus pleitos a receberem os Jogos de 2024. O prazo para a apresentação das propostas se encerra em 15 de setembro.