Um projeto inédito no futebol brasileiro está abrindo as portas da maior economia do mundo para o Atlético. Jogadores, comissão técnica e dirigentes do FC Dallas, dos Estados Unidos, desembarcaram ontem em Curitiba para a principal ação de uma parceria que é vista com muita expectativa pelos dirigentes do Furacão.
O clube texano fará uma pré-temporada de dez dias no CT do Caju e estará em campo na Baixada, no próximo dia 7, para a primeira partida do desafio EUA-Brasil. O jogo será realizado em rodada dupla com o Paranaense.
Na mesma data o Rubro-Negro enfrenta o Cianorte, pelo estadual. Outro confronto entre as equipes está marcado para 31 de março, em Frisco, nos EUA.
Ao exibir aos americanos seu estádio e centro de treinamentos, considerados os mais modernos do Brasil, o Atlético espera consolidar ainda mais a parceria com o Dallas. Intercâmbios na área técnica e administrativa, além de visibilidade no mercado da bola no país mais rico do mundo são os objetivos do Furacão, como explica o assessor de relações internacionais do clube, Pablo Miranda, em entrevista ao Paraná-Online.
Paraná-Online: Como surgiu a idéia de uma parceria com o FC Dallas e o contato entre os clubes?
Pablo Miranda: O relacionamento começou com a idéia de se criar uma escolinha do Atlético nos EUA. O Frank Romanoski, nosso conselheiro que mora em Dallas, começou com as conversações com o FC Dallas. Ele mostrou nossa estrutura e eles ficaram muito entusiasmados, pois têm um projeto de criar parcerias estratégicas em todos os continentes. Depois, recebemos a visita do presidente do Dallas, Michael Hitchcock, quando foi firmado o acordo.
Paraná-Online: Você esteve em janeiro nos EUA, para conhecer o FC Dallas. Quais foram os resultados dessa viagem?
Pablo Miranda: Era necessário entendermos como funcionam as coisas lá. Participamos da convenção anual da Associação de Treinadores Profissionais de Futebol dos EUA (NSCAA).
É o maior evento relacionado a futebol no país, realizado há 63 anos. Lá pudemos divulgar o Atlético, a parceria e também conhecer um pouco as peculiaridades do mercado. Depois, com o professor Oscar Erichsen (assessor científico do Atlético), passamos dez dias em Frisco, conhecendo como funcionam as partes técnica e administrativa do clube, para realizar uma análise e programar as ações da parceria.
Paraná-Online: Para o Atlético, qual é a importância de estar presente no mercado americano e o que isso pode trazer de retorno ao clube?
Pablo Miranda: Essa parceria é o grande passo para o Atlético entrar nesse mercado. Dentro do planejamento estratégico traçado pela direção, um dos grandes objetivos é divulgar a marca do clube internacionalmente. Hoje, graças às campanhas que fez na Libertadores e na Sul-Americana, o Atlético tem uma grande exposição na América Latina. Somos também um clube reconhecido na Europa, graças à venda de jogadores e à qualidade da nossa estrutura. Mas o mercado americano era algo que o clube ainda não tinha penetrado e que o Atlético vê com grande perspectiva futura. Acreditamos que os EUA serão um dos grandes mercados do futebol.
Paraná-Online: Junto a isso está a busca por um investidor ou patrocinador?
Pablo Miranda: Dentro dessa parceria com o Dallas, isso não é um dos principais objetivos. Mas seria decorrente da divulgação da nossa marca e da nossa estrutura. Hoje em dia já temos parceiros fortes. Mas, com certeza, estar inserido no mercado norte-americano pode trazer grandes oportunidades de negócio para o Atlético.
Paraná-Online: Foi comentada a possibilidade do Atlético buscar nos EUA recursos para a conclusão da Arena.
Junto ao objetivo de ingressar no mercado do país está a finalização do estádio?
Pablo Miranda: Especificamente não.
A parceria com o Dallas é na parte gerencial, técnica e na divulgação da nossa marca. Não se pode relacionar uma coisa diretamente com a outra. O projeto da Arena ainda não está definido. É um assunto que a presidência está estudando com muita calma, para buscar um parceiro certo ou a melhor forma de financiamento.
Paraná-Online: A parceria prevê um intercâmbio de jogadores entre Atlético e Dallas. Já está definido como será feita a escolha desses atletas?
Pablo Miranda: Agora, o Dallas terá a oportunidade de ter contato com os jogadores do Atlético, vê-los treinar e escolher um que esteja disponível para jogar lá. Daí será feito um acordo entre as duas partes. É muito importante, para divulgar nossa qualidade por lá, ter um jogador do Atlético no Dallas.
Paraná-Online: O torneio entre os clubes é o ponto alto da parceria. Qual é a importância da presença da torcida na Arena, no próximo dia 7?
Pablo Miranda: O Atlético está preparando uma grande festa, com rodada dupla. Vamos mostrar para os americanos que aqui o espetáculo não é só em campo, mas também na arquibancada. Queremos deixá-los impressionados não só com a nossa estrutura, mas principalmente com a força da nossa torcida. É um momento muito importante para o clube e contamos com a ajuda do torcedor.
Dallas é uma das principais equipes da liga americana
Apesar de nunca ter conquistado o título da Major League Soccer (MSL), o FC Dallas é uma das principais equipes dos Estados Unidos. Fundado em 1996, com o nome de Dallas Burn, o clube sempre esteve entre os cinco primeiros da liga norte-americana.
Com a mudança de nome, em 2005, o Dallas também adotou um novo uniforme, nas cores vermelho, azul e branco. No mesmo ano, passou a mandar seus jogos no Pizza Hut Park, em Frisco, no Texas. Com capacidade para 20 mil pessoas sentadas, o estádio também abriga eventos como shows e jogos universitários.
Os ?hoops?, como é conhecida a equipe do Dallas, apostam em jogadores de várias nacionalidades para conquistar o título inédito este ano.
O goleiro Shaka Hislop, que disputou a última Copa do Mundo pela seleção de Trinidad e Tobago, e o atacante Carlos Ruiz, o maior artilheiro da história da Guatemala, são alguns dos destaques. Entre os americanos, quem chama a atenção é o jovem Kenny Cooper, de 22 anos, que já passou pelas categorias de base do Manchester United.
O Dallas também aposta alto nas categorias de base.
Este é um dos principais pontos da parceria com o Atlético, que prevê a organização conjunta de torneios e escolas de futebol.
Impressionados com o CT do Caju
Para os jogadores e comissão técnica do FC Dallas, a possibilidade de treinar e jogar no Brasil pode ser o diferencial para a equipe fazer uma grande temporada na liga de futebol dos EUA. Entusiasmados por enfrentar um time da primeira divisão brasileira, os americanos esperam fazer um bom papel na Arena, no próximo dia 7.
?Essa oportunidade de jogar aqui no Brasil é muito interessante para nosso planejamento. A partida contra o Atlético será a principal de nossa pré-temporada. Vamos poder atuar no mais alto nível?, avalia o técnico do Dallas, Steve Morrow.
Impressionado com as instalações do CT do Caju, Morrow diz que a parceria com o Furacão pode deixar o Dallas mais próximo do título da MSL. ?Joguei dez anos no Arsenal (ING) e sei o que o futebol brasileiro representa. Mas não imaginava que poderia encontrar uma estrutura como essa no Brasil. Apesar do curto tempo, nossa estadia aqui será muito importante para o desenvolvimento da equipe?, acredita.
Os jogadores do clube americano também estão otimistas com a excursão ao país do futebol. ?Fazer uma parceria com um grande clube, como o Atlético, para nós é um aprendizado muito bom. Esses dez dias aqui no Brasil serão muito importantes?, diz o volante brasileiro Marcelo Saragosa, o Gallo, que atua no futebol dos EUA desde 2004.
Para Gallo, o Furacão também terá grandes benefícios com a parceria. ?O Atlético também tem muito a aprender com o futebol de lá. A organização nos EUA é muito grande. Agora, com as contratações de grandes jogadores como o (inglês David) Beckham, o público está deixando a NBA e o beisebol um pouco de lado e olhando mais o futebol. Daqui a dois ou três anos os EUA serão uma grande potência?, prevê o jogador.
Promoção pra lotar a Arena
O Atlético está preparando uma grande festa para o próximo dia 7, quando enfrenta o FC Dallas, na Baixada. Além da primeira partida do ?Desafio EUA-Brasil?, quem for ao estádio rubro-negro também poderá acompanhar o confronto com o Cianorte, pelo Paranaense. O jogo válido pelo estadual está marcado para as 18h30 e será disputado pelo time B do Furacão. Os titulares entram em campo às 20h45, para enfrentar o Dallas.
Para lotar o estádio na rodada dupla, a direção do Rubro-Negro fará várias promoções. Os atleticanos que aderiram à campanha Sócio Furacão poderão comprar dois ingressos pela metade do preço (R$ 15 no setor ?gols? e R$ 20 no ?retas?). Os bilhetes para o jogo contra o Cianorte, já entregues aos sócios, também valem para o jogo contra o Dallas. Os associados terão atendimento especial, com guichês exclusivos.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia seguinte às partidas, o Atlético também programou uma oferta especial. Também com bilheterias exclusivas, as atleticanas poderão comprar cinco ingressos pela metade do preço, que valem apenas para outras mulheres.
As sócias podem acumular as duas promoções.
Ou seja, têm direito a comprar os dois ingressos para associados e os cinco para mulheres.
Os demais torcedores têm a vantagem de assistir a dois jogos pelo preço de um (R$ 30 no ?gols? e R$ 40 no ?retas?).
As vendas começam no dia 5 de março, próxima segunda-feira.
Maratona
Além da partida do dia 7, Atlético e Dallas se enfrentarão mais duas vezes nos próximos dias.
Na quinta-feira, no CT do Caju, os americanos fazem um jogo-treino contra o Ventania. No dia 5, também no CT, enfrentam os juniores do Furacão, que voltaram ontem às atividades.
Os garotos receberam férias após a participação na Copa São Paulo, quando chegaram às semifinais.