Uma prova que exige muito preparo físico e disposição para enfrentar fortes desafios. Este é o Ironman do Havaí, competição de triathlo considerada uma das provas mais difíceis do mundo, que acontece no dia 18 de outubro, na Ilha de Kona, no Havaí. O Paraná será representado pela triatleta da Academia Gustavo Borges Kátia Ruschel e na categoria masculina, por Juliano Zanovello Ciruelos.
Mais de 1.500 atletas de diversos países vão participar do 25º Campeonato Mundial de Ironman Triathlon, numa ilha cercada por lavas da última erupção do ainda ativo vulcão Kilauea e a uma temperatura média de 40ºC.
Imagine nadar 3,8 km, pedalar 180 km e ainda correr uma maratona de 42 km. Só sendo uma das feras da resistência para agüentar este percurso, que leva aproximadamente 8hs à 9hs para a chegada dos primeiros colocados.
Kátia Ruschel dedica-se ao triathlon há sete anos, realizando treinos diários para manter o condicionamento físico. Nesses anos de dedicação ao esporte, Kátia acrescentou ao currículo o 2.º lugar no Campeonato Brasileiro de Longa Distância de 2002, um campeonato estadual, um sul-brasileiro, campeã do Ironman Brasil 2001. No ano passado, representou o Brasil no Mundial de Triathon da França.
Neste ano, a triatleta paranaense obteve o 3.º lugar no Brasileiro de Longa Distância (Brasília), que aconteceu em abril. Conquistou o 1.º lugar no Ironman Brasil, cat 25-29 (Florianópolis), obteve a 1ª colocação no Campeonato Paranaense de Duathon Terrestre.
Além de Kátia Ruschel, o time feminino do Brasil será representado por Fernanda Keller (Carioca) e Vanusa Regina Maciel (Florianópolis).