Paranaenses tem histórico ruim na Copa do Brasil

A Copa do Brasil é considerada a competição mais democrática do futebol brasileiro, pois dá a chance de times de menor expressão aprontarem diante dos grandes e conseguirem seus dias de fama.

Além de Atlético, Coritiba, Paraná, Londrina e Corinthians-PR que estão na competição deste ano, outros 11 clubes paranaenses já disputaram o torneio. A 2.ª fase foi o mais longe que os outros times paranaenses conseguiram chegar.

A lista de seis equipes que chegaram a essa fase do torneio que reúne equipes de várias divisões do futebol brasileiro é composta por União Bandeirante, Prudentópolis, Cianorte, Rio Branco, Iraty e Paranavaí. Malutrom e J. Malucelli – antecessores do Timãozinho – jamais passaram da fase inicial e se juntam aos outros paranaenses que caíram precocemente no torneio: Galo Adap, Pinheiros (atual Paraná) e Roma Apucarana.

O Alvinegro do Parque Barigui, alias, é o único paranaense estreante na competição. Venceu ontem o Juventude-RS, por 1 a 0, gol de Marcelo Lipatin, no Janguitão e sonha em pelo menos repetir os feitos de Atlético, Paraná e Londrina, que já chegaram nas quartas-de-final do torneio. Ou então, quem sabe, o clube pode até mesmo sonhar com as semifinais disputadas três vezes pelo Coritiba.

Grandes no interior

Não fosse a Copa do Brasil, pensar em ver equipes como Grêmio, São Paulo, Inter, Corinthians e Vasco jogando nos campos acanhados do interior do Estado seria pura ilusão. No Emilio Gomes, por exemplo, cerca de 4 mil pessoas acompanharam o empate do Azulão contra o time vascaíno, por 2 a 2, em 2006.

Em 1990, o Estádio da Vila Maria, em Bandeirantes, também teve seu dia de glória. O valente União de Ito, Chicletão e Barão enfrentou o São Paulo de Raí, Cafu e Antônio Carlos de igual pra igual.

Perdeu por 1 a 0, com o gol são-paulino anotado pelo zagueiro Ronaldão. Mas os paulistas sentiram a mesma sensação que as equipes da capital paranaense já conheciam: ganhar do time de Serafim Meneghel em seu território até era possível, mas muito difícil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna