A equipe feminina de handebol da Faculdade Assis Gurgacz (FAG-PR) venceu a Faculdade Batista de Vitória (Fabavi-ES) por 30 a 20 e conquistou o título da Divisão Especial das Olimpíadas Universitárias na manhã deste domingo, no Colégio Marista, em Maceió (AL).

continua após a publicidade

A artilheira do jogo foi a pivô Silvia Aparecida Melara, com dez gols. Mas coube à ponta esquerda Valdenice Rosa a consagração como melhor jogadora da decisão. Depois de um primeiro tempo apagado, quando marcou apenas uma vez, ela entrou com tudo na segunda etapa, marcou seis vezes e desequilibrou a partida.

Judô – ouro

Após vencer na categoria meio-pesado do torneio masculino de judô das Olimpíadas Universitárias, o judoca paranaense Rafael Dietrich estava eufórico. Ele não acreditava que após quatro vice-campeonatos em Olimpíadas Universitárias, duas lesões em 2008, aumento de peso e mudança de categoria, ele fosse conseguir o ouro. O atleta pensou até em parar de competir. Se não fossem os amigos e o técnico, ele não teria ido a Maceió.

Rafael tem 24 anos e cursa Gestão Empresarial na Universidade Tuiuti do Paraná, por onde compete. Em um treino em fevereiro, sofreu uma lesão no ombro esquerdo e na coluna que o afastou do tatame por dois meses. Quando voltou a treinar, rompeu o ligamento do joelho esquerdo e passou mais um mês parado.

O mais veloz

continua após a publicidade

O atletismo das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008 conheceu o homem mais rápido da competição. Com o tempo de 10s96 o paranaense Daniel Hermann, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o vencedor da mais clássica prova de atletismo, os 100m rasos. A prova disputada no 59.º Batalhão do Exército teve ainda um representante do Sudeste na segunda colocação, o mineiro Rubens Quirino, da UNIBH (MG), com 10s97; e na terceira posição o nordestino Hebert Pereira, da Paraíba (Unipê), completou o pódio, com 11s.

Tuiuti – ouro no vôlei

O time de voleibol feminino da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba, sagrou-se campeão da Primeira Divisão das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, disputadas em Maceió (AL). Com a vitória contra a Universidade de Fortaleza (Unifor), do Ceará, por três sets a zero, o Paraná também garantiu a vaga na Divisão Especial do voleibol feminino na próxima edição da competição.

continua após a publicidade

A vitória na partida final veio de forma tranqüila. Com muita motivação, as meninas do Paraná entraram em quadra decididas a vencer a partida de forma rápida, e foi exatamente o que aconteceu. Em pouco mais de uma hora de jogo, o time de Curitiba, comandado pelo técnico Everson Ribeiro, se impôs e venceu os três sets com parciais de 25 a 17, 25 a 14 e 25 a 20.

Maringá – ouro no basquete

O time de basquete feminino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou uma grande partida em Maceió e, de forma invicta, conquistou o título das Olimpíadas Universitárias Brasileiras. A vitória por 54 a 40 veio contra o time da Faculdade de Sinop (Fasipe/MT), e de quebra o Paraná também garantiu presença na Divisão Especial do voleibol feminino nas próximas Olimpíadas Universitárias.

Na partida final o Paraná dominou as ações em quadra desde o início e não deu espaço para reação das mato-grossenses. Apesar disso, as duas equipes estavam visivelmente nervosas e erraram muitos lances durante o jogo.


Prova dos 100 metros rasos. Paranaense campeão é o n.º 177.
(Fotos: Divulgação)


Atleta da FAG, campeã brasileira, acossada por duas adversárias.


Rafael Dietrich, da Tuiuti, na luta que lhe valeu o ouro.


Equipe da Tuiuti, campeã brasileira feminina de voleibol.