Confrontos

Paranaenses sabem parte do que vão encarar na Copa do Brasil

Os times paranaenses já conhecem a primeira parte do caminho que irão percorrer rumo ao inédito título da Copa do Brasil. Ontem, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou os confrontos das primeiras fase da edição de 2014 do torneio e reservou o reencontro de velhos conhecidos e também duelos inéditos.

Finalista em 2011 e 2012, Coritiba terá pela frente 1.062 km de estrada até Jardim, no Mato Grosso do Sul, para enfrentar a equipe do CENE pela primeira vez na história. Quem também conhecerá um novo rival é o J.Malucelli. O caçula do futebol paranaense, que em 2010 chegou às oitavas de final, jogará contra o Vitória.

Por outro lado, o Paraná terá uma revanche diante do São Bernardo. Eliminado ainda na primeira fase do ano passado pelo clube paulista, o Tricolor terá a oportunidade de se vingar nesta temporada. Por fim, o Londrina, assim como o Jotinha, terá um adversário da Série A: o Criciúma. Os dois clubes já se enfrentaram oito vezes na história, mas a última vez aconteceu em 2002, pela Série B daquele ano.

Como os confrontos foram decididos por meio do Ranking Nacional de Clubes da CBF, os melhores ranqueados, no caso Coritiba, Paraná, Vitória e Criciúma, farão o primeiro jogo fora de casa. Vale lembrar que nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, caso o time visitante vença o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença, automaticamente avança na competição, sem a necessidade do duelo de volta. Apesar de já ter realizado todo o chaveamento dos confrontos até a terceira fase, a CBF só irá divulgar a data e os horários das partidas na próxima segunda-feira.

Os paranaenses também já conhecem os possíveis adversários da segunda fase. Caso elimine o Cene-MS, o Coxa enfrentará o vencedor de Caldense-MG x Duque de Caxias. Já a equipe paranista terá pela frente Náutico-RR ou Ponte Preta. Superando o Vitória, o J.Malucelli cruzará com Novo Hamburgo-RS ou Joinville. O Tubarão também, na teoria, teria um compromisso mais fácil na próxima fase. Eliminando o Criciúma, o único representante do interior pega Goianéisa-GO, ou Barueri.

Assim como aconteceu em 2013, os seis brasileiros que disputam a Libertadores, Atlético, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, só entram na Copa do Brasil a partir das oitavas de final (quarta fase). Com isso, os 80 times que iniciam na competição na primeira fase se enfrentam em confrontos mata-mata até a terceira fase, quando restarão apenas 10 equipes, que se juntarão aos seis que estão no torneio continental. A partir daí, a CBF realizará um novo sorteio, também já definindo o chaveamento até a grande decisão, que acontecerá no final de novembro.

Brasil afora

Nos outros confrontos da primeira fase, alguns chamam a atenção, como os casos do São Paulo, que não disputou a edição de 2013 e irá encarar o CSA-AL, e também do Palmeiras, que irá até Rondônia, para jogar contra o Vilhena. O único duelo entre dois clubes do mesmo Estado ficou por conta do Vasco, que enfrentará o Resende.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna