Cerca de 260 trabalhadores-atletas de 16 indústrias paranaenses disputam neste final de semana (07 a 09 de dezembro), em Bento Gonçalves (RS), a fase sul-brasileira dos Jogos do Sesi. Os paranaenses competirão com aproximadamente 900 atletas de empresas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Para chegar a esta fase, os trabalhadores passaram pelas etapas municipais, regionais e estaduais. Na sexta-feira (07) acontece a abertura oficial dos jogos, com a recepção dos atletas, a partir das 20hs, nos Pavilhões da Fundaparque. As disputas começam no sábado (08) pela manhã.
Além das competições, haverá no sábado, a partir das 20hs, apresentação da equipe paranaense de Ginástica Rítmica da Sadia/Toledo/Sesi e do Grupo Expressão Sesi de Patinação Artística.
Ao todo, 108 indústrias dos três Estados serão representadas por seus colaboradores na competição composta pelas modalidades: atletismo, futebol, vôlei de praia, basquete, futebol sete, futebol sete máster, futsal, bocha trio, bolão, dominó de dupla, tênis de mesa, xadrez, natação livre e sênior, tênis livre e máster e voleibol.
Na disputa entre os melhores de cada Estado, os paranaenses são promessa de medalha em algumas modalidades. Nas individuais há grande probabilidade de ouro no atletismo, natação e tênis de quadra. Nas modalidades coletivas, a equipe de basquete da Robert Bosch é a favorita. Atuais campeões nacionais, os meninos da Bosch disputaram, em 2005, o mundial da modalidade no México e trouxeram a medalha de bronze.
O vôlei de praia masculino também tem grandes chances trazer o troféu de primeiro lugar. A Sadia de Toledo já competiu em três mundiais de vôlei de praia. Em 2004, nos Estados Unidos, o time ficou em 5º lugar. Em 2005, a mesma equipe competiu no mundial de Portugal e trouxe a medalha de bronze. Em 2007 o time participou com destaque na competição mundial da Letônia. O sul-brasileiro deste ano classifica os atletas vencedores para a fase nacional dos jogos que acontece em 2008, em Manaus.