Os karatecas paranaenses se houveram muito bem no VII Campeonato Brasileiro Universitário, que foi realizado neste último final de semana, na cidade de Brasília.
Nosso Estado participou com equipes e atletas de quatro instituições de ensino superior, duas da capital – FAE, com o atleta Leonardo Gobbo, e o Bagozzi, com Paulo Marcondes – e duas do interior, a FAP – com Allan Pereira, de Apucarana, e a Univel, com Carla Hommerding, de Cascavel.
Participaram do evento cerca de 30 instituições de todo o País.
A concentração de muitos torneios naquela região do Brasil tem dificultado e prejudicado a presença paranaense, pois a maioria dos karatecas fica sem condições financeiras para suprir os gastos em participações tão distantes. Isso é muito ruim para os paranaenses, já que eventos desse porte são seletivos para o campeonato mundial que será realizado em Belgrado, na Sérvia/Montenegro.
Mesmo e apesar disso tudo, os universitário, paranaenses se houveram muito bem em Brasília. Leonardo Gobbo e Paulo Marcondes chegaram até as semifinais em suas categorias, enquanto que Allan Pereira conquistou o vice-campeonato e a certeza de participar do mundial.
Na categoria feminina, Carla Hommerding garantiu duas medalhas, uma de prata na categoria mais de 60 quilos, e uma de bronze, na categoria open absoluto.
O próximo desafio é o campeonato estadual, que ainda está sendo disciplinado pela Federação Paranaense de Desportos Universitários.