Começa neste domingo a Série C do Brasileiro, o campeonato com mais times do futebol nacional – considerando-se que a Copa do Brasil (64 clubes) é um torneio. Brigarão por duas vagas para a Segundona 63 equipes, divididas em 16 chaves. Um clube do Acre desisitu da competição, que teria um time a mais.
Cada grupo tem quatro clubes, com exceção do 1, com três. Os dois melhores de cada uma das chaves se classificam, somando na segunda fase 32 clubes. A partir daí começa o sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, passando por oitavas e quartas-de-final. Quando sobrarem apenas quatro equipes, será disputado um quadrangular final, também com partidas de ida e volta. Os dois times que somarem mais pontos serão o campeão e o vice, garantindo vaga na Série B 2006.
O campeão da edição passada foi a União Barbarense e o vice, o Gama (DF), forte candidato a voltar para a Série C. Desceram da Série B América (RN), Remo (PA), América (MG), Joinville (SC), Mogi Mirim (MG) e Londrina (PR).
A competição começa com 27 jogos amanhã e um na segunda-feira. A rodada será completada durante a semana.
Tubarão
Às vésperas da estréia, o Londrina ainda tem dúvidas quanto ao goleiro titular. Ferronato, ex-Sertãozinho (SP), chegou para ser o camisa 1, mas sua atuação nos amistosos não agradou ao técnico Roberto Fonseca. O reserva Luís Antônio, que seria uma opção, ainda se recupera de uma lesão. O Tubarão fará sua estréia amanhã, contra o Operário, em Campo Grande.
Além do Tubarão – que estréia na C por conta do descenso no ano passado -, o Paraná terá ainda outras três equipes na Série C. No mesmo grupo do Tubarão, estará o Cianorte, equipe que foi a melhor do interior no Paranaense deste ano. O time perdeu o técnico Gilson Kleina esta semana, contratado pelo Paysandu, e seu substituto será Cláudo Tencate, que treinava a equipe de juniores. A equipe estréia amanhã contra o Cene, outro clube do Mato Grosso do Sul, que integra o grupo. A diretoria do Leão do Vale do Ivaí está negociando o retorno de Caio Júnior, mas o negócio ainda não foi fechado.
Adap e Iraty integram o grupo 15, ao lado do gaúcho Novo Hamburgo e do catarinense Joinville. E amanhã, o Azulão do interior paranaense faz sua estréia contra o Nóia (como o Novo Hamburgo é chamado por sua torcida), no interior do Rio Grande do Sul. Treinado por Gilmar Iser, o Novo Hamburgo tem como nome mais conhecido o zagueiro Sandro Blum, ex-Paraná.
Já a Adap recebe, em Campo Mourão, o Joinville. A diretoria do time do Norte paranaense fez uma promoção no preço do ingresso e espera casa cheia na largada do Brasileirinho.