Enxadristas de Paranaguá que representaram o Paraná no último sul-brasileiro disputado e encerrado há poucos dias na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, foram absolutos, conquistando o primeiro e segundo lugares. Uma dobradinha que situou bem alto o enxadrismo paranaense a nível nacional.

A façanha foi alcançada pelos enxadristas Frederico Matsura e Adalberto Araújo, com este último conquistando a medalha de ouro e Matsura a de prata.

Fredericou marcou 5,5 pontos em 6 possíveis, enquanto que Matsura registrou 5 em 6 possíveis. Ambos garantiram as vagas da região Sul para o Brasileiro de Absolutos, que terá lugar no próximo mês em São Paulo.

A conquista dos dois parnanguaras se revestiu de mais brilho ainda, em sabendo-se que mais de cem dos melhores enxadristas brasileiros participaram do evento, que foi promovido pela Federação Catarinense e pelo Clube de Xadrez de Florianópolis.

Mequinho

São grandes e bastante possíveis as chances do grande mestre Henrique da Costa Mecking, o “Mequinho”, de participar das finais do brasileiro como convidado especial.

Mequinho está atualmente disputando torneio internacional na Eslovênia. A presença do grande mestre brasileiro nas finais do nacional, em São Paulo, seria excepcional incentivo aos enxadristas que vão estar na capital paulista. Além de Mequinho, são esperados nas finais do brasileiro também os grandes mestres Gilberto Milos, Giovani Vescovi, Rafael Leitão e Darcy Lima, entre outros.

Os dez melhores

No sul-brasileiro de Florianópolis, os dez melhores na classificação foram os seguintes:

1.º) Frederico Matsura (Paraná)

2.º) Adalberto Araújo (Paraná)

3.º) Charles Gaúcho (Santa Catarina)

4.º) Haroldo Cunha (Santa Catarina)

5.º) Carlos A. Martinez (Santa Catarina)

6.º) Rodrigo Disconzi (Santa Catarina)

7.º) Vitório Chemin (Santa Catarina)

8.º) Anderson Dias (Paraná)

9.º) Flávio Livêncio (Rio Grande do Sul)

10.º) Acyr Calçado (Paraná)

continua após a publicidade

continua após a publicidade