Não existia melhor maneira do paranaense Emerson Duda acabar com a má fase e voltar a pensar no título da temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Largando na 19.ª posição, Duda fez uma corrida de recuperação e venceu a 3.ª etapa da categoria, realizada ontem, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS).
Duda definiu a vitória como um prêmio ao trabalho de sua equipe. O paranaense não pôde participar do treino classificatório de sábado, com um problema na roda dianteira direita. "Eles trabalharam muito para deixar o carro em condições para a corrida. Essa vitória tem muito do trabalho deles", agradeceu.
O que parecia impossível começou a ficar mais próximo logo depois de uma primeira volta "mágica". Duda ultrapassou vários pilotos, terminado a volta na 5.ª colocação. "A pista de Santa Cruz é muito técnica e eu acredito que seria muito complicado ultrapassar aqui. Sem dúvida nenhuma esse desempenho no início foi fundamental para a vitória", analisou Duda.
A vitória de Duda teve também importante participação da estratégia. Quando já ocupava a segunda posição, atrás apenas do gaúcho Nelson Bazzo, o paranaense teve que fazer a parada obrigatória nos boxes. Duda esperou Bazzo parar e continuou na pista para virar voltas rápidas. Na volta dos boxes o paranaense saiu lado a lado com Bazzo, assumindo a ponta no final da curva. "O Bazzo vinha mais rápido, tive que frear no último limite", analisou.
Depois de assumir a liderança, Duda não teve maiores problemas para vencer a prova. "Eu precisava desse resultado. Agora é pensar nas duas próximas corridas que serão em casa, para dar uma mudada no panorama do campeonato", definiu o paranaense, se referindo às próximas duas etapas do campeonato, que serão realizadas no Autódromo Internacional de Curitiba, nos dias 13 e 14 de agosto.