O paranaense Caetano Vargas, de 21 anos, foi o grande vencedor da segunda etapa do Circuito Brasileiro Guarah Surf Pro, realizado na Ilha do Mel, neste final de semana (26 e 27).

continua após a publicidade

Natural de Matinhos, Caetano garantiu, com a nota 8,17, a sua primeira vitória em um circuito profissional, o que o coloca à frente na disputa pela vaga para o SuperSuf do ano que vem. A segunda e a terceira colocação do circuito ficaram com dois atletas de Santa Catarina. O bicampeão catarinense Diego Rosa terminou como vice-campeão e o terceiro lugar para Beto Mariano.

Para Caetano – que levou um prêmio de R$ 4 mil – vencer o campeonato significou a realização de um sonho, devido aos obstáculos encontrados no decorrer da sua carreira, como dificuldades financeiras e a falta de patrocínio. “É muito bom ganhar, pela primeira vez, uma etapa profissional com uma torcida tão grande. Depois de todas as dificuldades que passamos para conseguir chegar até aqui, só tenho a agradecer por conseguir ser o líder do ranking neste momento”, afirmou Caetano.

Paranaenses

continua após a publicidade

Na etapa da Ilha do Mel participaram competidores experientes como Maicon Rosa, Alex Lima e Peterson Rosa, que está na terceira posição no ranking paranaense, 140 pontos atrás do atual campeão paranaense Péricles Dimitri, que mantém a segunda colocação. Entre as jovens promessas do Estado que disputaram o circuito Guarah estavam Ronaldo Chicão e Victor Valetim, o único representante da Ilha do Mel.

Com apenas 15 anos, esta foi a primeira vez que Victor Valentim correu um circuito profissional, em casa, o que, segundo ele, aumentou seu nervosismo. Victor se saiu bem no primeiro dia de competição, mas foi eliminado nas quartas de final. “Por um lado é bom competir em casa, porque a torcida é maior, mas por outro, a cobrança também é grande. O nervosismo prejudica muitas vezes o desempenho”, afirmou Victor.

continua após a publicidade

O circuito estadual profissional é uma realização da Federação Paranaense de Surf, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e organização da D’Vicz Marketing & Promoções. De acordo como presidente da Federação Paranaense de Surf, Antônio M. Barbosa, o Maninho, a federação tem se esforçado para garantir a profissionalização dos atletas e o fortalecimento do surf profissional.

“Circuitos como o da Ilha do Mel estão dando a oportunidade para que atletas paranaenses garantam uma vaga no circuito nacional mais rico do mundo”, destacou Maninho.

Cerca de 70 atletas participaram da etapa do Circuito Brasil Tour, válida pelo Ranking Abrasp Brasil Tour de Surf Profissional. A competição incluiu apenas a categoria masculino e distribuiu R$ 15 mil em dinheiro, 1.000 pontos para o ranking paranaense e 250 pontos no ranking Brasil Tour. O campeão terá direito a uma vaga para a elite do surfe profissional, SuperSurf 2009.

A próxima etapa do Circuito Guarah Surf Pro será encerrado nos dias 21 e 22 de novembro, de onde sairá o representante paranaense, classificado pela Federação Paranaense de Surf para a Divisão Principal do Circuito Brasileiro.