Na primeira prova classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, três pilotos -um paranaense, um capixaba e um carioca – garantiram vaga para a fase final da disputa pelo prêmio de R$ 117 mil que será oferecido ao vencedor do torneio neste ano. Os três completaram a Copa Petrobras Sorriso Campeão, realizada no último sábado (31) no kartódromo de Interlagos, em São Paulo, respectivamente na segunda, terceira e quarta posições. O primeiro a se classificar para a final foi o carioca Renato Júnior. Recém promovido à categoria Graduados do kart, o bicampeão brasileiro da modalidade vai disputar sua primeira decisão de Seletiva de Kart Petrobras aos 15 anos de idade.
Situação semelhante viveu Gabriel Casagrande. O piloto do Paraná esteve perto de conquistar uma das três vagas disponíveis já na primeira corrida. Na última volta, ele chegou a tentar a ultrapassagem que lhe daria a segunda posição sobre Renato Júnior, mas acabou caindo novamente para terceiro. Sua passagem para a grande final da Seletiva de Kart Petrobras aconteceu na segunda corrida.
Dessa vez Casagrande chegou a liderar parte da prova, mas foi superado por Nicastro nas voltas finais. Cruzou a linha de chegada em segundo e se tornou o primeiro “veterano’ do evento em 2012 – já que havia disputado a final no ano passado. Ariel Varella, piloto do Espírito Santo, foi um dos grandes destaques da Copa Petrobras Sorriso Campeão. Figurou entre os líderes o tempo todo, e soube jogar com o regulamento na hora de garantir sua vaga pela soma de pontos. Na segunda prova do dia, Ariel teve a oportunidade de se aproximar de Gabriel Casagrande, mas preferiu não atacar e se manter em terceiro. Posição que lhe rendeu o maior número de pontos e, consequentemente, a terceira vaga para a decisão.