Paranaense está na seleção brasileira de rugby

A Seleção Brasileira de Rugby Sevens inicia hoje, na cidade de Viña Del Mar, no Chile, a busca por uma das vagas da América do Sul no Circuito Mundial da modalidade. Os ‘Tupis’ vão disputar o Miller Lite Viña, torneio que reúne os seis principais times do continente e distribui duas vagas no Mundial. Entre os 15 atletas que representam o país, um deles vem do Curitiba Rugby Clube (CRC), que conta com o patrocínio da CCR RodoNorte: trata-se do hooker Gustavo Barreiros de Albuquerque, o ‘Rambo’.

O maringaense de 22 anos está há quatro temporadas na equipe curitibana e cursa Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Figurinha carimbada no elenco do técnico Maurício Coelho, Gustavo integra a Seleção desde 2010, quando foi convocado para o Sul Americano Juvenil. “Vestir a amarelinha representando meu Estado é uma honra, além de ser um prazer e uma grande responsabilidade. Carregamos o nome do nosso país mundo afora, o que requer um trabalho duro, sacrifícios e muita dedicação”, disse o hooker do Curitiba Rugby.

“É um jogador que está conquistando seu espaço na Seleção e está em um momento muito bom na carreira. Além disso, trata-se de um orgulho muito grande para o clube e para o Estado ter um jogador na seleção nacional”, ressalta o presidente do clube paranaense, Edgar Wilkens. Em 2013, ‘Rambo’ participou da campanha do Curitiba Rugby no título paranaense e na medalha de bronze no Campeonato Brasileiro que aconteceu no mês passado, em Indaiatuba (SP), e já contou com o patrocínio oficial da CCR RodoNorte.

Carreira

A história do ‘Rambo’ com o rugby começou na equipe de Maringá, onde o atleta deu seus primeiros passos e representou a Cidade Canção em competições estaduais e nacionais. Em uma etapa do Brasileiro de Sevens, no fim de 2009, Gustavo chamou a atenção da diretoria do Curitiba Rubgy. “Eles conversaram comigo depois desta etapa e joguei algumas competições com o CRC em 2010. Já em 2011, me mudei para Curitiba de vez e comecei a jogar com a equipe adulta”, conta. A primeira convocação para a Seleção Adulta veio justamente em 2011.

A competição

O tradicional torneio em terras chilenas define os dois representantes do continente na segunda divisão do sevens mundial, o chamado qualificatório do Hong Kong Sevens. Disputam as vagas Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, já que a Argentina também participa do certame, mas não disputa vaga (os ‘hermanos’ integram a elite do rugby mundial, como uma das 10 melhores do ranking). O Brasil está no grupo B, ao lado de Paraguai e Uruguai; as três equipes jogam entre si na chave, com as duas melhores avançando para o quadrangular final.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo