São Paulo ? Vice-campeã da etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa de 2006, a paranaense Luzia de Souza Pinto tentará novamente um bom resultado na prova deste ano. A atleta lutará pela primeira vitória na última corrida da competição de 2007, marcada para o dia 11 de novembro, a partir das 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Recuperando-se de uma contratura muscular na coxa esquerda, Luzia treina para voltar à boa forma e espera estar com 100% do seu condicionamento físico até o dia da prova. ?Estou fazendo muita fisioterapia. Se eu conseguir novamente ganhar ritmo, com certeza vou ter grandes chances de garantir uma boa colocação?, afirma a atleta.
Correndo em casa, Luzia luta pela primeira vitória do ano. Nas últimas provas, ela garantiu o vice-campeonato em Ribeirão Preto e o quinto lugar em São Paulo. ?A minha última chance será em Curitiba e ficarei feliz se eu ganhar em casa. O público nessas horas conta muito, principalmente porque a corrida é pesada com muitas subidas?, explica.
As seis etapas do Circuito de Corridas da Caixa somam pontos para o ranking Caixa/CBAt, que classifica os dez atletas mais bem colocados no Programa Nacional de Apoio aos Corredores de 2008. Além das provas da Caixa, completam o ranking as Meias Maratonas de São Paulo e de Brasília, as Maratonas de São Paulo e Cidade do Rio de Janeiro, a Corrida da Integração de Campinas, a Volta da Pampulha e a São Silvestre, as duas últimas passaram a integrar agora o calendário.
?Com a Volta da Pampulha e a São Silvestre estou muito animada. Agora terei três oportunidades para melhorar a colocação no ranking. Foi a melhor coisa que podia ter acontecido?, comenta.
Treinando em Campo Mourão, perto de Londrina, Luzia corre cerca de 160 quilômetros por semana, fazendo séries de resistência física e velocidade. Entre seus melhores resultados está a medalha de bronze nos 10 mil metros do Troféu Brasil de Atletismo em 2005.
A cidade de Curitiba recebe a competição pela terceira vez consecutiva. O circuito já realizou cinco etapas com abertura oficial em Brasília (abril). Depois seguiu para Porto Alegre, Fortaleza, Ribeirão Preto e São Paulo.
O Circuito de Corridas da Caixa é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova paranaense tem apoio do Isotônico Marathon e da Diretran, Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria de Esportes de Curitiba, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação de Atletismo do Paraná.