O piloto paranaense Emerson Duda precisou de apenas uma volta para ficar com a pole position do Grande Prêmio Compagas da Copa BR Petrobras Pick-up Racing. A prova acontece hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba. Atrás dele, larga o atual bicampeão da categoria, João Campos, seguido por Kau Machado e pelo gaúcho Nelson Bazzo.
Depois de se envolver num acidente na metade do segundo treino, a Ranger de Duda ficou com a parte traseira do chassi destruída. Com isso, a equipe Hobby Car teve que trabalhar rapidamente para realinhar o carro. Mesmo assim, o piloto paranaense não conseguiu entrar na pista na ordem do sorteio realizado antes do treino classificatório e teve direito a apenas uma volta cronometrada. Mesmo assim, ele conseguiu superar Campos em meio segundo e larga na frente.
A prova, que terá transmissão ao vivo a partir das 14h, deve ser muito equilbrada. Com o pit stop obrigatório, os carros terão que entrar nos boxes a partir do 20.º minuto de prova, o que deve dar mais emoção à disputa. Durante a parada, as equipes terão que abrir uma válvula que liberará o gás natural veicular combustível utilizado pelas pick-ups para que os carros tenham autonomia para terminar a corrida.
Duda está confiante numa vitória na abertura da temporada 2003: “Fui o mais rápido em dois treinos livres e tenho um carro equilibrado. Além disso, conheço bem a pista e conto com o apoio da torcida”, afirma o piloto da casa. João Campos, que foi o mais rápido no terceiro treino livre, também têm grandes chances de conquistar uma vitória hoje.
A Pick-up Racing é a primeira categoria do mundo a utilizar o gás natural veicular como combustível e uma das únicas a promover um campeonato brasileiro multimarcas, atualmente. Os ingressos serão vendidos na portaria do autódromo e nos postos BR credenciados, de Curitiba.
Vários pilotos são candidatos à vitória nesta prova, mas a expectativa é que o campeão João Campos e o vice no ano passado, Emerson Duda, façam um duelo à parte.
Tomada de tempos
1 – Emerson Duda (PR), 2 – João Campos (RS), 3 – Kau Machado (PR), 4 – Nelson Bazzo (RS), 5 – Edson Thomé (SP), 6 – José Valentini (RS), 7 – Maria Christina Moreira (PR), 8 – Alessandro Da Cas (RJ), 9 – Luiz Cláudio Reis (SC) e 10 – Neca Bueno (PR).