O atletismo das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008 conheceu nesta sexta-feira (27) o homem mais rápido da competição. Com o tempo de 10s96 o paranaense Daniel Hermann, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o vencedor da mais clássica prova do atletismo, os 100m rasos. A prova disputada no 59º Batalhão do Exército teve ainda um representante do Sudeste na segunda colocação, o mineiro Rubens Quirino, da UNIBH (MG), com 10s97; e na terceira posição o nordestino Hebert Pereira, da Paraíba (UNIPÊ), completou o pódio, com 11s.
O paranaense Daniel, de 23 anos, estuda Educação Física e há cinco anos não participava de competições nacionais. "Em 2003, conquistei a medalha de bronze dos 100m rasos, nos JUBs de Curitiba. Após os jogos, sofri uma lesão e não pude me dedicar completamente aos treinos. Voltei a competir no começo deste ano", contou o atleta, que pode ganhar mais uma medalha de ouro nesta edição das Olimpíadas Universitárias. "Amanhã eu corro os 200m e vou em busca de meu melhor resultado", concluiu confiante.
O paraibano Hebert Pereira, 21 anos, completou o pódio. Ele é estudante de Educação Física e tem como treinadora sua própria mãe, a corredora máster Irenilta Neves. "É super gratificante ser mãe e técnica, sobretudo aqui nas Olimpíadas Universitárias. O COB e a CBDU conseguiram resgatar os antigos JUBS e transformá-los nessa grande competição nacional", disse Irenilta orgulhosa. "Com minha mãe como técnica, a cobrança é maior. Ela me cobra tanto no treino quanto em casa", revelou Hebert, que elogiou muito o nível da competição. "Espero melhorar no ano que vem", completou.
As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).