Bateias, distrito de Campo Magro, recebe neste fim de semana a quarta etapa do campeonato paranaense de vôo livre. O evento será no Morro da Palha, a 50 Km de Curitiba. Serão disputadas as categorias Open (para pilotos mais experientes), com provas de distância percorrida com percurso pré-definido, e Iniciantes, para pilotos com até um ano de vôo, com pouso na mosca e tempo de permanência.
O evento deve contar com aproximadamente 50 pilotos entre eles os campeões de 2002, Gil Piekarz (1.º lugar), Rafael de Góes (2.º) e Sérgio Samy (3.º). A organização já recebeu reservas de pilotos de Santa Catarina e São Paulo. O mapa para chegar no Morro pode ser encontrado no site http://clubedopalha.no-ip.info.
Com apoio da Sol Paragliders o Clube de Vôo Livre do Morro da Palha vai disponibilizar estrutura para simpatizantes e curiosos, tornando o campeonato uma ótima opção de passeio no fim de semana. De acordo com o responsável pelo evento, Marcelo Schiocchet, “O campeonato é sempre surpreendente ao público geral que nunca viu tantos “para-quedas” reunidos colorindo o céu, ele é uma ótima oportunidade para aqueles gostam de ver esportes de ação”, afirma.
O acesso aos locais de decolagem e pouso serão liberados ao público para que possam acompanhar de perto a movimentação dos pilotos. Aqueles que quiserem experimentar a emoção de voar poderão contar com alguns pilotos habilitados para levá-los em um “vôo duplo”, modalidade em que um parapente leva duas pessoas, sendo o piloto e mais um passageiro.
Com decolagem do mesmo local o recorde de quilometragem foi de 103 Km num vôo de Campo Magro até Mafra – SC, pelo piloto Leandro Chaicoski. A premiação deve acontecer logo depois das provas de amanhã, no restaurante Casarão, em Campo Magro.