Ocorreu neste sábado (31) o Campeonato Paranaense de Fisiculturismo. O evento foi no Centro de Convenções Curitiba, teve transmissão ao vivo do canal ÓTV e do Paraná Online e contou com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas.
Os vencedores de cada categoria vão representar o estado no Campeonato Brasileiro que ocorre em julho e agosto em São Paulo e Bahia. A organização ficou por conta da Federação Paranaense de Culturismo e Musculação e Fitness (IFBB-Paraná).
De acordo com o árbitro internacional da IFBB-Paraná e colunista da Tribuna do Paraná, André Pajé, esse ano o Paraná reconheceu o fisiculturismo como esporte oficial.
“A gente tem uma federação com CNPJ, regulamentada. Estamos entrando no calendário oficial de esportes da prefeitura, com incentivo ao atleta, possibilidade de bolsa e auxílio, enfim, tudo que outros esportes têm direito, nós também temos”.
Com o crescimento, o estado que já tem tradição de bons atletas, vai estar bem representado na competição nacional. Juliane Sestak compete na categoria women’s physique e conta que começou no esporte para melhorar a definição do corpo.
“Minhas amigas eram encorpadas e eu pesava 45 kg então comecei a fazer musculação para crescer”. A atleta já treina há 16 anos e conheceu o seu marido dentro da academia. “Ele era meu personal antes de nos casarmos, mas a paixão por esportes dos dois já existia. Ele é meu treinador e eu incentivo bastante ele”.
Fabricio Pacholok, o marido, compete na categoria acima de 100 kg e explica a importância do evento. “Hoje eu considero o melhor dia do nosso esporte no Paraná. Tivemos um evento digno, com transmissão, boa repercussão. É um esporte que sofre preconceito no Brasil e as vezes os atletas são mal vistos. Mas nós somos os atletas que carregamos o esporte no corpo. Com um evento desse, acredito que vamos ser mais valorizados no Paraná. É o auge do esporte no estado”. A rotina dos atletas é muito puxada. Ele conta que se preparou durante um ano e meio para a competição.