O planejamento para o Campeonato Paranaense de 2009 começa amanhã, às 14h30. Os 16 participantes foram convocados ao pré-arbitral, na sede da Federação, para discutirem a fórmula e outros detalhes da competição, que no ano que vem será um pouco mais curta.

continua após a publicidade

O Estadual perdeu espaço em relação à edição passada e terá 23 datas, em vez de 25. É que a FPF resolveu respeitar o período de 14 dias, entre o fim das férias e o início do campeonato, estabelecido há dois anos pela CBF para que os atletas façam pré-temporada. Assim, o Paranaense-2009 começa apenas em 21 de janeiro.

O encurtamento exige nova fórmula de disputa. A Federação entrega aos clubes algumas sugestões. A 1.ª prevê dois grupos de 8, com os clubes se enfrentando em turno e returno dentro das chaves. Após 14 rodadas, os dois primeiros de cada grupo disputam um quadrangular final.

O 2.º modelo mantém a fase inicial com as duas chaves de 8. Após sete rodadas, o melhor do grupo A enfrenta o vencedor do B pelo título do 1.º turno. O mesmo vale para o 2.º turno – a diferença é que os times de uma chave enfrentam os da outra.

continua após a publicidade

Os campeões dos dois turnos fazem a decisão. Qualquer que seja a fórmula, os quatro últimos colocados caem para a Divisão de Acesso. Em 2010, o torneio terá apenas 14 concorrentes.

Distâncias

continua após a publicidade

Outra proposta será a adoção de cálculo das distâncias a serem percorrida pelos times. Na competição passada, o Paraná Clube reclamou por ter que viajar mais de 5 mil quilômetros pelo interior. Amanhã, às 10h, os clubes se reúnem em Curitiba para discutir uma fórmula a ser apresentada em conjunto no pré-arbitral.

“Se o formato for definido com antecedência, teremos mais tempo para negociar o torneio com patrocinadores”, falou o vice-presidente de futebol profissional da FPF, Amilton Stival.