Jaime Melo Júnior comemora a conquista do título. |
No último domingo o cascavelense Jaime Melo Júnior confirmou seu favoritismo e conquistou o título do Campeonato Europeu de Fórmula 3000. O piloto brasileiro da Great Wall Racing assegurou a taça com o segundo lugar na nona e última etapa da temporada, disputada no circuito de rua de Cagliari. “Tudo aconteceu conforme a gente esperava. Eu sabia que precisava chegar à frente do (Romain) Dumas para ficar com o título e foi exatamente o que aconteceu”, festejou o campeão logo após a prova. “Como ele estava atrás, fiquei ainda mais tranqüilo. Pude administrar o resultado e, agora, é só comemorar”.
Jaime Melo Júnior agora descansa na Europa onde, ao lado do manager italilano Ivone Pinton, estuda as opções para a temporada 2003. “Poder apresentar um título internacional na hora de negociar uma vaga é uma situação diferente da que outros pilotos vão enfrentar, eu espero tirar um bom proveito de tudo que vem acontecendo”, pondera Melo Júnior, que espera anunciar novidades até o fim deste mês.
Embora ainda não se pronuncie sobre o futuro, o piloto paranaense, que em 2002 defendeu a italiana Great Wall Traini Racing, trabalha com três opções para o ano que vem. A Fórmula Mundial e a Indy Racing League são as categorias em que ele considera ter chances de atuar como titular. Uma vaga como piloto de testes na Fórmula 1 também não está descartada. “Acho que teremos novidades ainda este mês, talvez alguns testes”, acredita.
Mas não é apenas o título que credencia Jaime, mas a maneira como foi conquistado, já que das seis últimas etapas da F-3000 européia o piloto paranaense esteve no pódio, vencendo três delas. Foi segundo em Spa-Francorchamps, terceiro em Donington Park, venceu as etapas de Brno, Dijon-Prenois e Jerez de La Frontera e encerrou a temporada com outro segundo lugar, em Cagliari. Somou 49 pontos, sete a mais que Romain Dumas, que venceu de três das quatro primeiras provas do campeonato e era, na etapa final, o único rival de Jaime na disputa pelo título.
O objetivo traçado para a temporada, segundo Jaime, foi atingido. “Nosso trabalho foi difícil no começo do ano, as coisas não estavam acontecendo como o esperado, mas a equipe é muito competente e soube lidar com essa situação de um modo que me surpreendeu quando os resultados começaram a aparecer”, diz. “Sou muito grato a todos na equipe pelas condições que me deram, acho que pude retribuir da melhor maneira”, comenta.