Paranaense 2011 terá arbitral hoje na FPF

O Campeonato Paranaense finalmente vai superar o trauma do “supermando”. A partir das 10h, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), os 12 clubes que disputarão o estadual de 2011 se reúnem para definir o regulamento da competição, que começa em 16 de janeiro.

Um pré-arbitral, realizado no dia 25 de agosto, já traçou as linhas preliminares da fórmula de disputa. Os times se enfrentariam em dois turnos, com os vencedores de cada etapa se classificando para a decisão. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, fatura a taça sem necessidade de uma final.

A expectativa era de que o arbitral de hoje servisse apenas para homologar o acordo. Mas o assunto ainda deve render bastante discussão. “Enviamos o regulamento a todos os clubes e vários mandaram sugestões e questionamentos. Vamos debater tudo amanhã (hoje)”, diz o presidente da FPF, Hélio Cury.

Cascavel e Operário já se manifestaram a favor de uma semifinal. Paranavaí e Cianorte também seriam simpáticos à ideia. O problema seria encaixar mais duas datas no apertado calendário reservado aos estaduais. A CBF reservou 23 datas e o Paranaense, mesmo sem semifinal, necessita de ao menos 24 e terá que usar um dia reservado à Copa Libertadores.

Por enquanto, estão confirmados apenas a data do início (16 de janeiro) e do final da competição (15 de maio). A divulgação da tabela de jogos completa deve ficar para novembro.

“Ainda estamos discutindo alguns ajustes junto com a televisão. Temos um prazo de 90 dias antes do início da disputa, que termina em novembro”, revela Cury. A FPF não confirma, mas a Copa de 2014 também pode influenciar na tabela. Atlético e Paraná estão discutindo um acordo para que o Furacão atue na Vila Capanema durante as obras na Arena da Baixada.

Já o Tricolor pode usar o Joaquim Américo no estadual, enquanto sua casa é reformada para receber o rival. Para que isso seja possível, os dois clubes não podem ter jogos marcados para Curitiba na mesma data.