Ao ver o Paraná Clube em campo diante do Vasco, nesta quarta-feira (30), às 19h30, em São Januário, os torcedores paranistas mais antigos certamente vão se lembrar das polêmicas e dos jogos marcantes do Tricolor na casa do time cruzmaltino. Começou em 1999, quando o então presidente vascaíno, Eurico Miranda, invadiu o gramado e acabou com o jogo, e terminou em 2007, quando o clube acabou rebaixado à segunda divisão e conseguiu retornar à elite somente no ano passado.
- Vitor Feijão troca o Tricolor pelo Criciúma
- Contra um Vasco em crise, Paraná Clube busca primeira vitória no Brasileirão
Pelo Brasileirãoo de 1999, Eurico Miranda protagonizou um dos episódios mais deprimentes do futebol nacional. O mandatário do time carioca, depois de o árbitro Paulo César de Oliveira – agora comentarista da Rede Globo – expulsar o terceiro jogador do Vasco, Mauro Galvão (antes Alex Oliveira e Edmundo já tinham recebido o vermelho) invadiu o gramado de São Januário e partiu pra cima do juiz.
“O senhor é um irresponsável. Fazer uma coisa dessas com o estádio cheio do jeito que está. E mais irresponsável é quem escalou o senhor para apitar essa partida”, esbravejou, na época, o dirigente. A partida, então, foi encerrada aos 42 minutos do segundo tempo e terminou empatada em 1×1.
Nova polêmica em São Januário no ano seguinte, agora pela Copa João Havelange. No jogo de ida das quartas de final do torneio, no Rio de Janeiro, o Paraná Clube saiu de campo reclamando muito da arbitragem de Carlos Eugenio Simon. Quando a partida estava 2×1 para os cariocas e que deixava a decisão da vaga para a semifinal totalmente aberta, o time paranista protestou da penalidade marcada e que garantiu a vitória da equipe cruzmaltina por 3×1.
Na partida de volta, no Couto Pereira lotado, o Paraná Clube fez um grande jogo, venceu por 1×0, mas acabou sendo eliminado. No entanto, o time, que havia disputado a segunda divisão daquele ano, já havia conseguido seu objetivo principal, que era o retorno à primeira divisão.
Confira a classificação completa do Brasileirão
Pelo Campeonato Brasileiro de 2007, nada de polêmicas e muita decepção. O Tricolor chegou para a última rodada da competição precisando vencer o Vasco para tentar escapar do rebaixamento. No entanto, fracassou na sua missão, perdeu por 3×1 e acabou caindo para a Série B.