Em meio à reformulação que vive, tanto dentro de campo, com reforços de baixo custo, como fora dele, com uma política de poucos gastos, o Paraná Clube dependerá, e muito, do apoio da sua torcida para brigar por títulos ou até mesmo pelo tão sonhado acesso à elite do Campeonato Brasileiro.
Com pouco dinheiro em caixa, uma das principais fontes de renda do Tricolor será justamente o torcedor, na compra de produtos oficiais e, principalmente, comparecendo às partidas na Vila Capanema, para gerar renda. Mas o grande desafio será fazer o paranista recuperar a confiança para ir aos jogos.
Em 2016, o Paraná teve apenas a 44ª melhor média de público do Brasil, ficando atrás até de times que estavam na Série C do Campeonato Brasileiro, com uma média de apenas 3.427 torcedores. Para se ter uma ideia, este número corresponde a praticamente 20% da capacidade total da Vila.
Além disso, diante de um elenco de certa forma desconhecido e contra adversários nada atrativos do Campeonato Paranaense e da Primeira Liga, onde enfrentará Avaí, Figueirense e Londrina, a meta do clube é fazer o torcedor comprar o planejamento adotado para 2017.
Para isso, o presidente Leonardo Oliveira acredita que com o Tricolor jogando limpo, a torcida pode abraçar a causa e ir ao estádio para torcedor para o time, e não para acompanhar um adversário de nível técnico melhor.
“No ano passado no Paranaense tivemos um dos melhores públicos dos últimos anos. O torcedor acreditou no planejamento. O nosso torcedor precisa comprar este processo de reconstrução, vir ao estádio para assistir o Paraná Clube, não o Toledo, o Flamengo ou o Barcelona. E é essa expectativa que nós temos. Com a participação do nosso torcedor, nosso time bateu de frente com times da Série A, mesmo com as limitações que nosso clube tem”, afirmou o mandatário paranista.
E, de fato, o público do Paraná no Campeonato Paranaense foi melhor. A média no Estadual foi de 6.731 pessoas por partida, uma ocupação de 33% da Vila Capanema, contra apenas 2.192 na Série B, quando o público caiu pela metade. Dos dez melhores públicos do ano passado, sete foram no Paranaense, sendo quatro deles os principais da temporada.