Sem grandes objetivos até o final da Série B, o Paraná pode ser o fiel da balança na briga pelo acesso à Primeira Divisão, já que enfrenta quatro postulantes ao acesso nas cinco rodadas que restam na competição.
Tirando o CRB, que está uma posição acima, a tabela reserva confrontos com Náutico, às 17h30 deste sábado (7), no Recife, time que está a dois pontos do G4; América-MG, vice-líder da competição, na Vila Capanema; Bragantino, hoje na quarta posição, novamente como mandante; e Sampaio Corrêa, sexto colocado, a um ponto do grupo que garante a promoção. Este último confronto na rodada derradeira, como visitante.
O técnico interino Fernando Miguel vê nas partidas contra os times da parte de cima da tabela a chance de seus comandados mostrarem um melhor futebol, já que diante dos ameaçados a equipe não encontrou espaço para render o esperado por torcedores e comissão técnica.
“O lado bom é que eles [Náutico] vão procurar jogar. Melhor jogar com times assim do que com uma equipe que abdica de jogar, o que dificultou nosso jogo”, afirmou, em referência ao confronto diante do ABC, em que o Tricolor não conseguiu vencer a defesa imposta pelo adversário e não saiu de um empate sem gols.
Mesmo reconhecendo a dificuldade de encarar oponentes que ainda brigam pelo acesso, o treinador cobra da equipe paranista concentração apenas em seu trabalho e que não se preocupe com a condição dos rivais na tabela. A começar pelo embate diante do Timbu.
“Estão bastante empolgados, buscando o acesso, mas temos de nos preocupar com nosso trabalho. Respeitamos a qualidade deles, mas sabendo que temos de jogar. Em campo prevalece aquele que está melhor posicionado e que procura jogar o melhor futebol. É isso que temos de ter em mente”, declarou.
Sem considerar a situação paranista na luta contra o rebaixamento como definida, apesar da vantagem de oito pontos que tem para o Ceará, primeiro integrante da área de perigo, Miguel deve mandar a campo um time com algumas alterações em relação à escalação que venceu o Macaé, na última sexta-feira.
O lateral-direito Ricardinho segue vetado e seu substituto, Anderson Uchôa, foi poupado dos treinamentos da semana devido a uma gripe.
Além deles, Helder e Rafael Carioca foram liberados pela diretoria para resolver assuntos particulares e não estarão à disposição para a partida. Com isso, Crystian pode ganhar a vaga na direita, Fernandes deve ser deslocado para a esquerda e o volante Jean entra na proteção à zaga diante dos pernambucanos.