O Paraná Clube terá mais uma oportunidade para tentar a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (4), o Tricolor recebe o Fluminense, às 20h, na Vila Capanema, e um triunfo será fundamental para largar a incômoda lanterna da competição.
- Tricolor esvazia o departamento médico e dá opções a Rogério Micale
- Presidente do Paraná Clube dispara contra o elenco após falta de pontaria
Apesar de ter o respaldo do presidente Leonardo Oliveira – que declarou que garante a permanência do treinador mesmo diante de resultados ruins – Rogério Micale começa a sentir a pressão de não ter resultados positivos. O técnico chegou no final de fevereiro e tem 14 jogos no comando do Paraná Clube, com quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. No entanto, o último triunfo foi há dois meses, no dia 21 de março, quando bateu o Maringá, por 1×0, pela Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense.
Mesmo diante de um momento tão conturbado, o elenco vem apoiando o treinador. O goleiro Thiago Rodrigues destacou o trabalho sério feito pelo comandante até aqui.
“Antes de estar jogando, eu já tinha a visão de que o trabalho está sendo muito bem feito. É uma pessoa competente, que tem uma importância muito grande no futebol nacional. Eu acho que o Paraná ganha muito com ele aqui dentro. Começam as especulações, a saída de um treinador é mais fácil, mas o elenco entende que a permanência dele é muito importante. Passa por nós assumir a responsabilidade e ser mais efetivo dentro de campo”, defendeu o arqueiro.
E se já não bastasse a campanha ruim e a pressão no cargo, Micale terá ainda que remendar o time, que perdeu três importantes peças. O zagueiro Neris e o volante Jhonny Lucas cumprem suspensão e estão de fora. Além disso, o atacante Silvinho, por conta de dores musculares, foi vetado pelo departamento médico.
Para compensar a ausência no setor ofensivo, o treinador poderá contar com Raphael Alemão, que começou como titular da equipe, mas após se machucar na terceira rodada, ficou em recuperação e não pôde atuar. O atacante tratou uma lesão muscular na coxa, foi agora liberado e pode ser opção, mas Léo Itaperuna pode começar entre os onze iniciais.
Confira a classificação completa do Brasileirão
Outra novidade é a presença do goleiro Richard. Preferido pelo torcedor, entre os cinco goleiros no elenco, o arqueiro sofreu uma lesão na segunda rodada do Brasileirão, no jogo contra o Corithians, e ficou de fora desde então. Agora à disposição de Micale, o jogador deve ser relacionado, mas possivelmente fique no banco, já que Thiago Rodrigues vem se destacando na meta desde que teve a oportunidade de voltar à titularidade, no jogo contra o Grêmio.
Para o lugar de Neris, as opções são Rayan e Jesiel, enquanto no meio de campo é possível que Micale desloque alguns jogadores. Com Jhonny Lucas desempenhando um importante papel no trio de volantes (formado com Torito González e Leandro Vilela), repetido pelo técnico em três jogos seguidos, a tendência é Caio Henrique recue, jogando mais próximo de sua função de origem. Com isso, o meia Carlos Eduardo pode entrar como titular.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO
1º Turno – 9ª Rodada
Paraná Clube x Fluminense
Paraná Clube
Thiago Rodrigues (Richard); Junior, Jesiel (Rayan), Cleber Reis e Mansur; Leandro Vilela, Torito González, Caio Henrique e Carlos Eduardo (Wesley Dias); Raphael Alemão (Léo Itaperuna) e Carlos.
Técnico: Rogério Micale
Fluminense
Júlio César; Gum, Renato Chaves e Luan Peres; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Marcos Júnior e João Carlos.
Técnico: Abel Braga
Local: Vila Capanema
Horário: 20h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)