Dos oito últimos jogos que terá para fazer na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube terá quatro duelos diretos contra concorrentes da parte de baixo da classificação na luta para permanecer na Segunda Divisão. Porém, o que anima o time paranista é o bom retrospecto que tem até agora contra essas equipes que, no final da competição nacional, estão lutando contra a queda à Terceirona.
Além do Tricolor, outros seis times estão lutando contra o rebaixamento. Destes, o Paraná já enfrentou dois adversários duas vezes e teve um bom desempenho. Contra o Oeste, que não está na zona de rebaixamento, mas segue na 16ª colocação, a equipe conseguiu uma vitória e um empate (2×1 e 3×3). Diante do Sampaio Corrêa, lanterna da Segundona, o clube conseguiu duas vitórias (2×1 e 1×0).
Agora, a começar pelo duelo contra o Joinville, neste sábado (15), às 16h, em Santa Catarina, o Paraná terá mais quatro embates contra times que estão na parte de baixo da classificação. Além do JEC, vai encarar Paysandu, fora de casa, e jogará na Vila Capanema contra Bragantino e Tupi.
Desses quatro concorrentes que ainda não enfrentou no segundo turno, o Paraná só foi derrotado pelo Tupi. Jogando em Juiz de Fora, o Tricolor perdeu para o time mineiro por 2×0. Por outro lado. venceu o Joinville por 1×0, o Bragantino, fora de casa, pelo mesmo placar e empatou sem gols com o Paysandu, na Vila Capanema.
Diante desse quadro, o Paraná terá que manter a atenção, sobretudo diante desses times que estão na luta contra o rebaixamento. Em um cenário desfavorável, o Tricolor, se tropeçar contra o Joinville, terá um jogo complicado diante do Vasco, em Cariacica e pode se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento em caso de uma sequência de resultados negativos.