Número mágico?

Paraná pode precisar de apenas mais 8 pontos pra escapar da degola

Equilíbrio na Série B pode fazer com que número mágico seja menor em relação a anos anteriores. Foto: Hugo Harada

Em má fase na Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas 33 pontos somados, o Paraná Clube, embora esteja seis pontos atrás do Bahia, quarto colocado, também se preocupa com a zona de rebaixamento, uma vez que está apenas seis pontos à frente do Bragantino, que abre o Z4. No entanto, este risco pode não ser tão grande como aparenta.

Desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por 20 clubes em pontos corridos, em média, o número mágico para escapar do rebaixamento gira em torno de 44 (pontuação necessária em 2006, 2014 e 2015) e 45 pontos (2008 e 2009). Por estes exemplos, o Tricolor precisaria de mais quatro vitórias em 12 jogos para permanecer na competição. Até aqui, o ano mais complicado foi 2011, quando foi necessário somar 48 pontos, ou seja, 42% de aproveitamento ao longo das 38 rodadas, exatamente a campanha paranista nesta temporada.

Em alguns anos, essa pontuação foi menor, como em 2013, quando com 42 pontos uma equipe poderia escapar da zona do rebaixamento. Um número que em 2016 tem grandes chances de ser ainda menor. Até aqui, o Bragantino, com 27 pontos, tem 34,6% de aproveitamento apenas. Se seguir com esse rendimento, acabaria rebaixado com 40 pontos.

Assim, o Paraná precisaria de mais oito pontos (duas vitórias e dois empates) para chegar aos 41 e ficar livre de qualquer ameaça. A tendência, na reta final, é de as esquipes que estão na ponta debaixo conseguirem uma reação. O lanterna Sampaio Corrêa, por exemplo, nos últimos quatro jogos somou duas vitórias, mesmo número que havia conseguido nas 22 rodadas anteriores.

Por isso, para este ano, a probabilidade é que sejam necessários cerca de 44 pontos para se manter tranquilo. Algo plausível de se conseguir em 12 jogos. Tanto que, segundo o site Chance de Gol, as chances de o Tricolor cair é de apenas 14,3%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna