Os recentes fracassos do Paraná Clube nas últimas edições da Série B do Campeonato Brasileiro estão refletindo nas arquibancadas da Vila Capanema, que estão cada vez mais vazias. O torcedor paranista tem provado em números que está cansado dos insucessos do Tricolor na competição, onde tem passado cada vez mais longe de lutar pelo acesso. Na segunda divisão deste ano, o clube registrou sua pior média de público desde 2008, quando voltou a disputar a competição.

continua após a publicidade

 

Em 2016, no primeiro ano da gestão do atual presidente, Leonardo Oliveira, o Paraná registrou média de público de apenas 2.281 torcedores por partida. O Tricolor, assim, terminou como o quinto time que menos atraiu torcedores durante a Segundona, ficando à frente apenas de Luverdense (1.023), Bragantino (1.042), Tupi (1.231) e Oeste (1.574).

A pouca participação do torcedor nada mais é do que o reflexo dos resultados colhidos dentro de campo. O Paraná, apesar da nova administração e de ter renovado as esperanças para conseguir o acesso no início do ano, sobretudo depois da boa participação na disputa do Campeonato Paranaense, cravou sua pior campanha na competição nacional, terminando na 15ª posição, somente com um ponto de vantagem para o Joinville, primeiro time rebaixado para a Série C.

continua após a publicidade

Durante o ano, o clube, em um evento que chamou a atenção e que foi realizado na Vila Capanema, lançou um novo plano de sócios, mas que na verdade não passou perto de atingir o objetivo, que era de aumentar seu quadro associativo, sobretudo na Série B. O Tricolor, na realidade, só fez perder associados e isso acarretou com a demissão em massa do departamento de marketing no meio da temporada.

O melhor público na Série B aconteceu na 15ª rodada do primeiro turno, no empate sem gols diante do Avaí, quando 4.448 torcedores compareceram à Vila Capanema. Foi também, em campo, o melhor momento do Tricolor na Segundona, já que vinha de três vitórias seguidas, sendo duas delas fora de casa sobre Vasco e Bragantino. Na ocasião, uma vitória poderia colocar a equipe, mesmo que momentaneamente, no G4.

continua após a publicidade

Até então, a pior média de público registrada pelo Paraná na competição foi na temporada de 2014. Naquele ano, o time paranista fez uma campanha regular, passou longe de lutar pelo acesso e acabou tendo uma média de público de apenas 3.236 por jogo. Mesmo assim, o número é muito superior do que o registrado neste ano. Em 2015, quando o clube novamente não fez uma boa campanha e chegou a flertar em algumas rodadas com a zona de rebaixamento, a média de público registrada foi de 3.665.

A prova viva de que o torcedor é movido pelos resultados conquistados em campo foi a boa média de 2013, ano em que o Paraná chegou perto de conseguir o acesso, terminando na 8ª posição, apenas três pontos atrás do Figueirense, primeiro time dentro do G4. A média naquela temporada foi de 6.257 torcedores por partida.

As médias de público do Paraná Clube na Série B

Ano                                 Média de Público
2008                               4.401
2009                               3.493
2010                               3.270
2011                               3.783
2012                               3.296
2013                               6.257
2014                               3.236
2015                               3.665
2016                               2.281