O Paraná Clube vai divulgar os detalhes da venda de Jhonny Lucas, 18 anos, nos próximos dias. A Tribuna do Paraná apurou que o negócio foi concretizado, mas os detalhes não foram revelados. A última quinta-feira (31) foi o último dia da janela de transferência europeia, o que não influenciou na transação.
“O que queríamos era que fosse apresentada uma proposta para o clube e que, de preferência, fosse da Europa, que sempre foi o sonho do Jhonny. Assim nós deixaríamos para o clube que participou na formação do Jhonny um bom retorno financeiro na venda e nas futuras transferências. Esta proposta do jeito que queríamos chegou”, comentou Mario Vieira, o Mazola, representante do jovem paranista.
+ Leia mais: Veja o provável time do Tricolor pro clássico contra o Furacão
Na semana passada, o Braga, de Portugal, ofereceu 3,5 milhões por 100% dos direitos econômicos em três parcelas, sendo 2 milhões agora, 1 milhão em junho e mais 500 mil condicionados à performance do jogador. O clube paranaense, por outro lado, tentava melhorar a composição, com 4 milhões de euros por 100% ou de 2 a 3 milhões de euros por 50%. A interlocutores, o presidente Leonardo Oliveira apenas confirmou que vendeu o meio-campista e não revelou o destino, que deve ser o time português.
O mandatário paranista ficou duas semanas na Europa para finalizar a operação financeira, junto ao grupo do empresário Jorge Mendes, a Gestifute, que intermediou a negociação, e retorna neste final de semana para Curitiba, aliviado com a transação que era de fundamental importância para o planejamento da temporada. A não convocação do atleta para o Sul-Americano Sub-20 chegou a atrapalhar o andamento das tratativas.
+ Confira também: Paraná segue atrás de um camisa 9 e um goleiro
No início da próxima semana, o mandatário paranista detalhará o negócio para o Conselho Fiscal e para o Conselho Consultivo, em reuniões separadas, que tem o orçamento como assunto principal. O dinheiro servirá para ter um fôlego financeiro em 2019. A direção também explicará publicamente a venda do jogador para um time europeu.
Jhonny Lucas e Mazola esperavam as passagens para viajarem nesta semana à Europa, mas foram informados que o trajeto não seria necessário agora e poderá ser feito posteriormente. Ainda não há uma definição se o volante será inscrito no Campeonato Paranaense e ficará no Tricolor até a metade do ano, se transferindo definitivamente na próxima janela ou se já segue para solo europeu a fim de se ambientar.
+ Confira os jogos e a classificação do Campeonato Paranaense
“Essa é uma situação que foi iniciada antes da minha chegada e está nas mãos do presidente e do Marcão. Acredito que tenhamos novidades nos próximos dias. Tem várias formas de negócio e não sei como vai operar”, declarou Andre Mazzuco, executivo de futebol, à Rádio Banda B, após o empate por 0x0 com o Toledo, na última quarta-feira (30).
De acordo com último balanço financeiro, de 2017, o Tricolor tinha 71% dos direitos econômicos. Em março deste ano, entretanto, houve uma renovação com o clube tendo o total direito do jogador. Com a camisa do Paraná Clube, Jhonny Lucas tem 27 jogos e dois gols marcados, ambos na Série A do ano passado.
A demora também se deu por conta do jogador Loumn, do Braga, que foi emprestado ao Porto, mas com cláusula de compra obrigatória somente na próxima janela. O dinheiro dessa transação entre os times portugueses tava condicionada à compra direta do atleta paranista nesta janela. Assim, os valores envolvidos serão repassados em junho. A Tribuna do Paraná procurou o presidente do Tricolor, mas não foi atendida até o fechamento da reportagem.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!