O Paraná Clube confirmou sua quarta vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro e entrou provisoriamente no G4 da competição. Na noite desta quinta-feira (18), o Tricolor foi até o Rio Grande do Sul para encarar o Brasil de Pelotas e trouxe na bagagem mais três importantes pontos na briga pelo acesso. Em uma partida que teve um gol legítimo de cada lado anulado, o time paranista garantiu o 1×0 e subiu para o terceiro lugar na classificação geral, com os mesmos 19 pontos do líder Bragantino e da vice Ponte Preta, ficando atrás no saldo de gols.
O confronto foi válido pela décima rodada da competição, que ainda não se encerrou e, portanto, o Paraná poderá perder posições dependendo dos resultados do final da semana. O próximo compromisso do Tricolor será na terça-feira (23), contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
+ Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
A partida começou com o domínio dos donos da casa e o Paraná levou um susto logo no início. Aos quatro minutos, Guilherme Santos caiu ao ser marcado por Murilo e perdeu a bola na entrada da área. Rafael Grampola teve a chance de abrir o placar, mas chutou em cima de Bauermann.
Aos 27, o time gaúcho balançou as redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento de forma incorreta. Murilo Rangel avançou e tentou finalizar, mas a bola sobrou para Branquinho, que fez o gol, mas não pôde comemorar.
O Tricolor parecia ter paciência para encontrar os espaços certos para se lançar ao ataque e começou a representar perigo aos adversários somente aos 29, em um lance de cobrança de falta de João Pedro em que a bola ficou num bate rebate, mas ninguém conseguiu assinalar.
Aos 32 veio o gol paranista. Fernando Neto, que ganhou a vaga no time no lugar do lesionado Matheus Anjos, assinalou seu primeiro gol com a camisa do Tricolor. O lance surgiu a partir da cobrança de escanteio de João Pedro. A bola desviou em Jenison e sobrou para Neto, que aproveitou a oportunidade.
A vantagem poderia ser aumentada, mas, mais uma vez, os assistentes erraram ao marcar impedimento. Aos 43, Jenison recebeu e avançou com velocidade pela esquerda. Já na pequena área ele cruzou rasteiro para João Pedro, que só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes. Só que o bandeirinha marcou impedimento do centroavante na origem do lance do gol.
O time Xavante voltou a campo para a segunda etapa pressionando, determinado a buscar o placar. Já nos primeiros minutos criou chances de igualar, mas a defesa paranista trabalhou como podia para evitar o prejuízo. Tentando acalmar o ‘sufoco’ sofrido, o goleiro Thiago Rodrigues passou a valorizar a posse da bola, até que levou um cartão amarelo pela demora na reposição. Com isso, o camisa 1 soma três advertências e fica de fora da próxima rodada.
+ Confira a classificação completa da Série B
A cera do arqueiro não esfriou os ânimos do Brasil de Pelotas, que quase fez aos 16. Após cruzamento, Grampola recebeu na direita e cabeceou com rumo certo, mas a bola explodiu no travessão.
Sem conseguir ser criativo nas jogadas, o Paraná não chegava perto de fazer o segundo e sofria para tentar segurar os donos da casa. Com os gaúchos dominando amplamente os 45 minutos finais, o Tricolor garantiu a vitória se defendendo muito na metade final para afastar o prejuízo.
Foi a primeira vitória da equipe fora de Curitiba na Série B. O time só tinha conquistado triunfos na Vila Capanema e também contra o Coritiba, no Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
SÉRIE B
1º Turno – 10ª Rodada
BRASIL DE PELOTAS 0X1 PARANÁ CLUBE
Brasil de Pelotas
Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Leandro Camilo, Bruno Aguiar e Carlos Jatobá; Leandro Leite, Washington (Diogo Oliveira) e Murilo Rangel; Bruno Paulo (Douglas Baggio), Branquinho (Elias) e Rafael Grampola.
Técnico: Bolívar
Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio, Itaqui e Fernando Neto (Jhonny Lucas); João Pedro (Ramon), Bruno Rodrigues e Jenison (Caio Monteiro).
Técnico: Matheus Costa
Local: Estádio Bento Freitas (Pelotas – RS)
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Gol: Fernando Neto, 32 do 1º
Cartões amarelos: Thiago Rodrigues, Luiz Otávio, Guilherme Santos (PAR)
+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa região, futebol, entretenimento e horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!