A dez dias da estreia no Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube, depois de acumular sucessivos fracassos no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, está passando por mais uma reformulação. Para permanecer na primeira divisão, a diretoria está reforçando o elenco. Caberá, então, ao técnico Rogério Micale, em pouco tempo, dar uma nova cara ao Tricolor. Do time que, há dez dias foi eliminado do Estadual pelo Londrina, na Vila Capanema, somente o goleiro Richard tem vaga garantida entre os titulares.
O arqueiro paranista, contratado no decorrer da última Série B e fundamental na conquista do acesso à primeira divisão, é unanimidade no clube. Não à toa, para renovar o contrato de Richard, a diretoria precisou fazer um esforço redobrado, já que o camisa 1 despertou o interesse de outros times do futebol brasileiro.
As outras posições estão em aberto para o início do Brasileirão. No entanto, poucos jogadores que disputaram o Campeonato Paranaense devem seguir no time titular. Os laterais Alemão e Mansur, o volante Leandro Vilela e o meia Carlos Eduardo são, atualmente, os que mais têm chances de seguir na equipe.
Isto porque, até agora, os reforços contratados pelo Paraná Clube chegam em condições de assumirem a titularidade. Na zaga, Cléber Reis, que jogou pelo Coritiba em 2017 e estava no Santos, chega para dar mais experiência à defesa. A dúvida fica em quem será o seu companheiro. Os zagueiros Charles, Neris e Rayan, que seguem no clube, vão disputar a vaga junto com Jesiel, que também foi contratado para o Brasileirão.
Por ora, a diretoria já avisou que não deve reforçar a lateral-esquerda e o setor de contenção do elenco. Assim, Leandro Vilela, revelado no clube, e Wesley Dias, titular nas últimas partidas, devem iniciar o Brasileirão na equipe titular.
O setor ofensivo deve ser o mais impactado e reformulado. Para a criação, Carlos Eduardo tem boas chances de ser mantido. No entanto, deve ganhar agora a companhia do recém-contratado Caio Henrique, revelado pelo Santos e que estava no time B do Atlético de Madrid, da Espanha.
O ataque paranista também deve ter outra cara. Já foram contratados Léo Itaperuna, Silvinho e Raphael Alemão. Ainda pode chegar o centroavante Anselmo Ramón. Todos eles largam na frente de Lucas Fernandes, Thiago Santos e Diego Gonçalves, que permaneceram no Tricolor, mas não conseguiram regularidade no time.
Para dar mais conjunto ao Paraná Clube nesta intertemporada visando a largada no Brasileirão, diante do São Paulo, dia 16, no Morumbi, o técnico Rogério Micale poderá ver a equipe em ação neste sábado (7), em amistoso diante do Joinville marcado para a Vila Capanema. De concreto mesmo é que a disputa por uma vaga no time titular paranista será acirrada neste pouco de tempo de preparação até o duelo contra o tricolor paulista.